ES: Conferência Estadual destaca crescimento político do PCdoB

O PCdoB-ES realizou no último final de semana (12 e 13) sua Conferência Estadual, com participação de 250 delegados de 49 municípios. O ato representou o coroamento de um processo que envolveu quadros, militantes e filiados do Partido num amplo debate que teve início no segundo semestre de 2011.

Conferencia Estadual ES
As conferências de base e municipais debateram os documentos da Direção Nacional, principalmente o Programa Socialista e o Informe Político elaborado pelo Comitê Estadual. Quarenta e nove municípios participaram dos debates da conferência, que envolveu mais de 1.350 pessoas em todo estado.

O Partido cresceu, filiou novas lideranças e ampliou as possibilidades de conquistar mais vitórias nas eleições de 2012, elegendo prefeitos e vereadores. Além disso, o PCdoB se relacionou amplamente com lideranças dos partidos aliados, o que fez crescer o seu prestígio.

Para o secrtário estadual de Organização, Anderson Falcão, atualmente o PCdoB é mais reconhecido e respeitado no estado. “Atualmente o PCdoB tem um prefeito e seis vereadores. A meta é ampliar o número de administrações municipais sobre seu comando e saltar de seis vereadores para pelo menos 25”, afirmou.

Abertura

Na abertura da Conferência Estadual foi formada a mesa, com participação da representante do Comitê Central e presidente do PCdoB no Rio de Janeiro, Ana Maria Rocha; do presidente estadual do PCdoB, Ronaldo Barbosa; do secretário estadual de Comunicação; José Suzano de Almeida; do secretário estadual de Formação, Mauricio Scotuzzi Vilela, da secretária estadual de Movimentos Populares, Luiza Dias Barbosa, e Jose de Barros Neto.

Ana Maria Rocha fez uma intervenção analisando a conjuntura Internacional e Nacional, abordando a crise profunda do capitalismo nos Estados Unidos e na Europa e seus reflexos no mundo. Abordou, também, as atrocidades da Otan e dos EUA contra os povos árabes.E destacou a China, a Índia, o Brasil, a Rússia e a África do Sul como opções novas que podem propiciar alternativas para se contrapor às crises.

A respeito do Brasil, Ana Maria Rocha falou da importância política e econômica do país no contexto internacional e da necessidade do Partido trabalhar para fortalecer o governo Dilma. Destacou, também, a importância da propagação das ideias contidas no programa socialista. Comentou ainda sobre a luta do Espírito Santo e do Rio de Janeiro pelos royalties do petróleo e o atual momento político capixaba.

O debate foi aberto para o plenário e, após encerrar os temas conjuntura internacional e nacional, o presidente estadual do PCdoB, Ronaldo Barbosa, apresentou o documento político do Comitê Estadual. Ele destacou a participação do Partido no Governo Estadual, a importância das alianças, principalmente com o PT e o PSB, e a necessidade do PCdoB se articular para atuar como protagonista visando obter vitórias nas eleições de 2012. Após as intervenções do plenário, o documento do Comitê Estadual foi aprovado.

“Essa conferência é realizada num momento novo, de um novo governo e de novas perspectivas de crescimento para o nosso Partido no Espírito Santo”, disse Ana Maria Rocha, que concluiu falando sobre a questão dos royalties. “Assim como o povo do Espírito Santo foi às ruas na luta por um direito que é seu, nós também fomos às ruas no Rio. Querer tirar o recurso dos royalties dos estados produtores, o que é um desrespeito ao pacto federativo”, afirmou.

O presidente reeleito, Ronaldo Barboza, comentou sobre o clima de tranquilidade e do bom nível político durante todo o processo da Conferência Estadual. “Nós iniciamos este processo em agosto, quando fizemos 36 conferências municipais mais 12 reuniões em outros municípios. Mobilizamos mais de 1.350 pessoas ao longo desse processo, que debateram o projeto político eleitoral do partido pra 2012. O clima de tranquilidade interna mostra a unidade essencial para trabalharmos pelas nossas metas eleitorais em 2012”, afirmou.

A Conferência Estadual contou com a presença do vice-governador do estado, Givaldo Viera (PT), que falou sobre a importância política do PCdoB e citou a aliança nacional histórica entre seu partido e o PCdoB, desde 1989. O Presidente Estadual do PSB, Macaciel Breda, também prestigiou a Conferência, e comentou a importante parceria do PCdoB com o Governo do Estado. “O PCdoB é um parceiro histórico e, neste momento, em especial, um parceiro estratégico muito importante para o Governo Renato Casagrande. Esperamos que daqui para o ano que vem possamos confirmar mais parcerias”, afirmou Macaciel.

O vereador do PCdoB em Vitória e membro do Comitê Estadual, Namy Chequer, apontou perspectivas de sucesso para o Partido no Espírito Santo, ao afirmar que “devido o amplo leque de aliança dos governos Federal e Estadual, governos que fazemos parte da base, temos grandes possibilidades de alianças. Hoje, o PCdoB tem condições de influenciar diretamente no resultado das eleições em mais de 20 municípios capixabas”, enfatizou o vereador.

O Partido apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pelas secretarias, destacando o seu crescimento político e também o aumento da sua inserção nos movimentos populares, nas áreas da juventude, das mulheres, sindical e do negro. As Secretarias de Organização, Comunicação e Formação ganharam maior impulso. Contudo, ficou patente que há necessidade de um grande esforço para ampliar a capacidade de organização.

Para responder aos desafios impostos, serão necessários grandes investimentos na organização e na formação visando consolidar as direções municipais eleitas recentemente.
O Secretário Estadual de Formação, Mauricio Scotuzzi Vilela, falou com ênfase na importância de se organizar um amplo trabalho de formação utilizando como ferramenta o documento e o vídeo do Programa Socialista. “Vamos utilizar o vídeo, que é um material de excelente qualidade, para fazer chegar ao conjunto da militância as idéias contidas no Programa Socialista", destacou o Secretário de Formação.

Nota de desagravo

Na Conferência também foi aprovada uma nota de desagravo referente às acusações contra o Ministério dos Esportes. No dia 18 de novembro, o ministro Aldo Rebelo estará em agenda no Estado e deverá apoiar a nota sobre as denúncias.

O último ponto de pauta tratou da escolha da nova Direção: o Secretário Estadual de Organização, Anderson Falcão, apresentou ao plenário, para consulta, uma proposta com 49 nomes para compor o novo Comitê Estadual. O plenário propôs a inclusão de mais duas pessoas e a lista passou a ser composta de 51 dirigentes. Após a votação foram escolhidos os comunistas que vão conduzir o PCdoB no Espírito Santo até a próxima Conferência.

A Direção eleita se reuniu e reconduziu à Presidência, o comunista Ronaldo Barbosa, e provisoriamente, até a próxima reunião de Pleno, para ocupar o cargo de vice-presidente, Janice Muniz de Melo, e como Secretário de Organização, Anderson Falcão. A reunião para escolha da nova Comissão Política ficou marcada para 6 de dezembro. Segue a lista dos dirigentes eleitos.

Secretaria Estadual de Comunicação

COMITÊ ELEITO
1. ALAIANE WUTKOVSKI POTIN SÃO GABRIEL DA PALHA
2. ANDERSON FALCÃO AZEVEDO (FALCÃO) VILA VELHA
3. ANDERSON PERONI GORZA FUNDÃO
4. ANTÔNIO RAMOS BARBOSA (RAMOS) VILA VELHA
5. CARLOS ALBERTO FIOROT (BETO) VITÓRIA
6. CARLOS AUGUSTO L. MOREIRA (GUTO) VILA VELHA
7. CLAUDIA HOFFMANN VILA VELHA
8. EDUARDO NASCIMENTO (EDU) VILA VELHA
9. ENILDO JUNIOR BERNARDES VITÓRIA
10. ERALDO MATTIELO SÃO GABRIEL DA PALHA
11. GILDO RIBEIRO DA SILVA VITÓRIA
12. HELEN LUCIA PAOLI SERRA
13. IRAN CAETANO VITÓRIA
14. IRAN MILANEZ VITÓRIA
15. JACIARA CESAR CELESTRINI VITÓRIA
16. JANICE MUNIZ DE MELO VILA VELHA
17. JONAS RODRIGUES DE PAULA VITÓRIA
18. JOSÉ CARLOS COUTINHO CARIACICA
19. JOSÉ DE BARROS NETO BAIXO GUANDU
20. JOSÉ DO CARMO TEIXEIRA (ZÉZINHO MIRACEMA) BARRA S. FRANCISCO
21. JOSÉ SUZANO DE ALMEIDA VITÓRIA
22. KEILA VIEIRA DA CRUZ LINHARES
23. LEÔNIA TOZZETTI VILA VELHA
24. LINDA MORAES VILA VELHA
25. LUCIANA BERNARDOS VITÓRIA
26. LUIZ GUTEMBERG GUARAPARI
27. LUIZA DIAS BARBOSA SERRA
28. MARCEL VICTOR GUERRA VILA VELHA
29. MARCELO BRANDÃO VITÓRIA
30. MARCOS PAULO VITÓRIA
31. MARIA DA PENHA CORREA VILA VELHA
32. MARIA LUCIA DUARTE LEMOS SERRA
33. MAURICIO SCOTUZZI VILELA VILA VELHA
34. MÔNICA SIMÕES CARIACICA
35. NAMY CHEQUER VITÓRIA
36. NELSON DIAS DE ANDRADE JUNIOR SÃO MATEUS
37. NIVAN RAMOS BARINA CACHOEIRO
38. NODIR B. DE MELO COLOMBO SAO GABRIEL DA PALHA
39. OSVANIO TOFOLLI ARACRUZ
40. PATRÍCIA NUNES VILA VELHA
41. PAULO CESAR TRIGO AZEVEDO GUACUI
42. PEDRO HERNESTO VITÓRIA
43. RICARDO SANTANA TRISTÃO VITÓRIA
44. RODRIGO QUEIROZ DE SOUZA LINHARES
45. RONALDO BARBOZA VITÓRIA
46. SARA CAVALCANTI SERRA
47. SEBASTIÃO SESCHIN CASTELO
48. WANDA LÚCIA GASPARINI VITÓRIA
49. WELLINGTON BARROS NASCIMENTO VITÓRIA
50. WILLIAN DE SOUZA MUQUI ECOPORANGA
51. ZANATA BRANDÃO AMORIM VITÓRIA