Violência contra a mulher será tema de audiência pública

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) é propositora da audiência pública

No Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a Praça do Ferreira será palco de audiência pública para debater políticas de enfrentamento aos crimes de gênero. A iniciativa é da vereadora Eliana Gomes (PCdoB). O evento será realizado no dia 25, a partir das 9h.

No último dia 22, durante pronunciamento na sessão plenária, Eliana apresentou dados de uma pesquisa realizada pelo Observatório da Violência contra a Mulher que contabilizam 8.620 casos de violência em Fortaleza. Em 2009, segundo o Observatório, houve 12.108 casos.

A vereadora defende que o combate à violência contra a mulher passa pelo fortalecimento da rede de atendimento, composta por abrigos, centros de referência e delegacias especializadas, dentre outros serviços.

Foram convidadas para a audiência a promotora de Justiça da Promotoria da Mulher, Valeska Nedehf; a titular da Delegacia de Proteção ao Turista, Adriana Arruda; a coordenadora Estadual do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Andréia Costa; a secretária da Justiça, Mariana Lobo; e as secretárias de políticas para mulheres do Município, Raquel Viana, e do Estado, Monica Barroso, entre outros.

Sobre a data

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi estabelecido em 1981 durante o 1º Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe em alusão às irmãs, Mirabal. Conhecidas como “Las Mariposas”, as ativistas políticas da República Dominicana foram assassinadas em 1960 durante o governo do ditador Rafael Trujillo.

Fonte: Câmara de Fortaleza