Sem categoria

Coreia do Sul realizará manobras em zonas fronteriças com o Norte

A Coreia do Sul anunciou nesta terça (22) que realizará manobras militares em áreas próximas da fronteira marítima com a parte Norte, onde no ano passado houve um incidente que agravou as tensões na península.

Os exercícios serão realizados nesta quarta, e um dos seus cenários será a ilha Yonphyong, a partir da qual, no último dia 23 de novembro, foram feitos disparos contra as águas jurisdicionais da Coreia Democrática, que respondeu a esta ação e a qualificou como uma provocação, segundo denunciou Pyongyang então.

Segundo a imprensa, que cita o Estado-Maior Conjunto, unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea vão participar nestas operações "contra a infiltração de inimigos e para proteger suas bases."

Após o mencionado incidente, a situação deteriorou-se na península, ao que se seguiu uma escalada militar por parte de Seul nesta zona e em outras, o que aumentou as tensões.

As manobras foram anunciadas quando se intensificam as gestões, com vistas a retomar as negociações de seis partes para a desnuclearização da península, paralisadas desde dezembro de 2008.

Neste processo também participam os Estados Unidos, Rússia, Japão e China, anfitriã das negociações.

Fonte: Prensa Latina