Sem categoria

EUA: Em 2010 foram registrados 20 mil sequestros de imigrantes

Representantes de organizações e instituições de governo, do México e Guatemala, que integram a mesa bilateral que aborda o problema migratório, manifestaram sua preocupação pelos sequestros, extorsões e violações aos direitos das e dos imigrantes, em seu caminho até os Estados Unidos.

Ana Elena Barrios, da organização Enlace Comunicação e Capacitação Chiapas, disse, durante um congresso bilateral que teve lugar na cidade ocidental de Heuheutenango, que segundo dados das autoridades de seu país, em 2010 se reportaram 20 mil sequestros de imigrantes nas rotas principais, utilizadas para chegar aos Estados Unidos.

No entanto, destacou que há uma fragilidade no registro dos crimes, como as extorsões que esta população sofre por parte de policiais, militares e funcionários; na Guatemala também por integrantes de instituições de segurança que têm acordos com os traficantes de pessoas, apontou.

Barrios acrescentou que 80% das mulheres que buscam o sonho americano de forma ilegal são vítimas de abuso sexual, tráfico de pessoas, se prostituem e têm seus direitos humanos violentados ao lhes negarem, inclusive, acesso a serviços básicos como saúde, alimentação e um abrigo em caso de urgência.

Por sua vez, Érick Villatoro, auxiliar da Procuradoria de Direitos Humanos (PDH) em Huehuetenango, comentou que as situações delicadas a que se expõem os imigrantes são a cada vez de maior magnitude, pelo que as entidades que formam a mesa transfronteiriça efetuam uma série de ações de promoção de seus direitos para que os demandem e que as autoridades das duas nações os respeitem.

As denúncias indicam que criminosos instalam postos de assalto em vários trechos da estrada até Chiapas, México, as vítimas sofrem roubos e extorsões.

Os comerciantes nacionais exigem ao governo mexicano mais vigilância nas rodovias federais ao longo desse país e ao Presidente Colom, que se interesse pelo tema.

Fonte: Adital