Sem categoria

EUA pressionam Coreia do Norte e exigem fim do programa nuclear

A subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado norte-americano, Wendy Sherman, exigiu nesta terça-feira (22) à Coreia do Norte que abandone seu programa de enriquecimento de urânio e cumpra suas promessas de desnuclearização, em declarações divulgadas pela agência sul-coreana de notícias Yonhap.

A representante do imperialismo estadunidense, em visita oficial a Seul até a quarta-feira (23), acusou as autoridades norte-coreanas de não terem cumprido os compromissos que assumiram e, assim, bloquearem as negociações de seis partes -realizadas entre as duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão.

Este fórum de diálogo multilateral – destinado a pôr fim ao desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang – permanece estagnado desde abril de 2009, mas as partes envolvidas atualmente buscam retomá-lo.

A Coreia do Norte, por sua vez, diz que o retorno à mesa de negociações deve ser realizado sem condições prévias. Por isso, o governo da República Popular Democrática da Coreia se nega a aceitar as imposições dos EUA e da Coreia do Sul.

Perguntada sobre se os EUA preveem realizar novas conversas bilaterais com a Coreia do Norte depois do encontro entre representantes de ambos países em Genebra no mês passado, Sherman respondeu que elas ocorrerão se tanto Washington quanto Seul acharem útil.

Desde julho, a Coreia do Sul e os EUA mantiveram separadamente diálogos diretos com a Coreia do Norte para aproximar posturas a respeito da retomada das conversações de seis partes, embora não tenha havido avanços significativos.

A República Popular Democrática da Coreia afirma que seu programa de enriquecimento de urânio destina-se ao desenvolvimento de energia.

Com agtências