Baianas participam dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência

Diversas atividades marcam na Bahia os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, campanha que começa nesta sexta-feira (25/11), Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra Mulheres, e segue até o dia 10 de dezembro em 169 países. O início da mobilização acontece às 9h, com um café da manhã em comemoração do aniversário de seis anos do Centro de Referência Loreta Valadares, na Federação.

Fruto de intensa mobilização do movimento de mulheres no estado, o Centro foi inaugurado em 2005 e recebeu o nome de uma das militantes mais destacadas na luta em defesa dos direitos femininos, a comunista Loreta Valadares. Hoje, integra a rede de atenção à mulher de Salvador e recebe todos os meses dezenas de mulheres vítimas de violência doméstica.

O Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra Mulheres também será marcado pela manifestação “Retome as Noites”, que é uma resposta não somente a violência física, mas também ao direito de se mover livremente nas ruas de dia ou à noite, sem a insegurança que paralisa as mulheres frente aos casos constantes de assédio, violência física ou verbal. O evento, organizado pelo Coletivo Vulva La Vida, acontece a partir das 19h, no Largo da Dinha, no Rio Vermelho, com intervenções urbanas, exibição de vídeos, panfletagem, venda de materiais feministas e shows das bandas Egrégora, Macumba Love e Bergamota.

As atividades prosseguem na próxima semana. O Departamento de Gênero do Sindicato dos Bancários da Bahia promove a tradicional visita às agências, levando informação sobre as formas de combate á violência doméstica, a Lei Maria da Penha e a rede de atenção à mulher em Salvador.

A programação inclui ainda palestras, mesas redondas, debates e muitas outras atividades organizadas por entidades feministas de todo o estado, como uma vigília no dia 29 de novembro, a partir das 17h30, na Estação da Lapa, em Salvador, a maior estação de transbordo de transporte público da capital baiana.

De Salvador,
Eliane Costa.