Encontro aprova plano de comunicação do PCdoB-SP

Mais de 40 dirigentes partidários, de 15 municípios diferentes, se reuniram neste sábado (19) para o Encontro Estadual de Comunicação do PCdoB-SP. O diagnóstico da reunião é a necessidade de elevar o trabalho de comunicação dos comunistas, utilizando melhor seus instrumentos e apresentando mais amplamente as propostas do partido para o estado.

Nádia Campeão abordou a cena política marcada por uma crise de enorme proporção do sistema capitalista, centrada atualmente na Europa, e que tem trazido consigo calamidade social, quedas de governos e aumento da truculência e do belicismo das grandes potências.

Em consonância com a pauta do Encontro, a dirigente destacou a importância atual da luta pela democratização da mídia, que assume cada vez mais um papel de principal articuladora da oposição conservadora no país, criando um clima de denuncismo e buscando emparedar o governo.

Os instrumentos de comunicação do PCdoB

José Carlos Ruy, da comissão nacional de comunicação do partido e editor do jornal Classe Operária, apresentou a linha política comunista para a comunicação e ressaltou o papel de instrumentos como o Vermelho e a Classe Operária.

Segundo Ruy, a comunicação do PCdoB tem funções políticas, ideológicas, organizativas e teóricas. “Nosso partido não é neutro e isso se reflete em nossos instrumentos. Temos linha política, uma filosofia e programa definido, o qual perseguimos e propagandeamos”.

O Vermelho é visto como o principal instrumento partidário, que tem milhões de visitas regulares e procura unificar nacionalmente os comunistas e passar informação para amigos e simpatizantes.

Já a Classe Operária, nesta versão de jornal de massas, cumpre papel para a estruturação partidária, é o organizador coletivo”, nas palavras de Ruy. Por isso mesmo, deve ser distribuída preferencialmente nos mesmos lugares, em especial fábricas e bairros, visando o estabelecimento de vínculos com o público.

No debate, foram feitas várias observações sobre a linha editorial dos materiais e a necessidade de dar mais rigor e regularidade à distribuição da Classe Operária no estado e ampliar a visibilidade da página estadual, o Vermelho-SP. Para contribuir com a luta pela democratização da mídia, foi proposto criar a seção estadual do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Plano Estadual de Comunicação

Fernando Borgonovi, secretário de comunicação do PCdoB-SP, apresentou o plano estadual para a área, cujas principais linhas são a reestruturação da comissão de comunicação com quadros políticos, fortalecimento da rede de secretários municipais, ampliação da visibilidade da opinião política do partido sobre as questões estaduais e contribuição para os projetos organizativo e eleitoral de 2012.

Também foram apresentadas propostas para o aumento da produção de matérias no Vermelho-SP a partir de uma rede de colaboradores dos grandes municípios e da utilização das redes sociais para ampliar a visibilidade da página.

A cota de jornais Classe Operária distribuídos no estado, atualmente, é de 50 mil exemplares. Foi proposto reelaborar a distribuição entre os municípios, privilegiando grandes cidades e regiões fabris, e a utilização do conceito de macrorregiões para a sua distribuição.

Os comunistas nas redes sociais

Edna Madalozzo, jornalista e assessora do Sindicato dos Médicos de Campinas, fez uma demonstração do peso das redes sociais no Brasil. Com a popularização da internet, as redes tem se tornado importante espaço para debate e propagação de ideias.

Como ficou provado na campanha #souorlandosoubrasil, realizada via twitter para defender o então ministro e o PCdoB dos ataques da mídia, a ação dos comunistas nas redes sociais tem grande potencial para ampliar a vazão das opiniões progressistas e contribuir na luta pela hegemonia das consciências.

Da redação do Vermelho-SP