Bancada Feminina abre campanha 16 dias de Ativismo

A deputada Luciana Santos participou do lançamento do livro Palavra de Mulher – Oito Décadas do Direito de Voto, que aconteceu no Café do Salão Verde, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta terça-feira (22).

A coletânea traz um registro da participação feminina no Parlamento brasileiro desde 1934, contextualizando os discursos das parlamentares com os fatos políticos do país e situando a participação dessas mulheres na construção da atual sociedade brasileira.

A tarefa de organizar a pesquisa ― proposta pela coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Janete Pietá (PT/SP) ― coube à consultora legislativa Débora Bithiah de Azevedo, mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB).

Para Luciana o ato é uma iniciativa importante para sistematizar e divulgar as ações da combativa Bancada Feminina, que esteve presente em todos os momentos importantes da história da democracia no Brasil.

O ato faz parte da programação da Bancada Feminina para a campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”, que contará ainda com palestras, sessão solene e pronunciamentos em plenário. O Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres é comemorado no dia 25 de novembro.
Procuradoria da Mulher – Também nesta terça-feira a Procuradoria Especial da Mulher, realizou apresentação dos projetos da que promove, a exemplo do mutirão para acelerar a aplicação da Lei Maria da Penha com a instalação de Varas Especiais contra a Violência nos estados. O projeto consiste em viagens aos estados para esclarecimento e cobrança da aplicação da lei.

De Brasília
Ana Cristina Santos
Foto: Agência Câmara