Fetag-BA aprova orçamento e ratifica rompimento com Edson Pimenta

Cerca de 200 delegados, representantes dos sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, aprovaram a previsão orçamentária 2012 da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, nesta quinta-feira (24/11), na Assembléia Geral Ordinária do Conselho de Representantes. A reunião aconteceu no Teatro Salesiano, em Salvador, onde os participantes ratificaram uma Nota Oficial da entidade rompendo politicamente com o deputado federal, Edson Pimenta, ex-presidente da Federação.

A mesa de abertura contou com a presença de diretores da Fetag e convidados. O presidente Cláudio Bastou abriu a assembléia com boas vindas aos delegados e observadores dos sindicatos filiados, dando início ao ato político de abertura com pronunciamentos de Nilo Ramos, coordenador de Reforma Agrária da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA, da Secretaria Estadual de Agricultura, deputado estadual, Jean Fabrício e Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia.

Adilson Araújo fez uma análise da crise do capitalismo, da crise alimentar no mundo e da importância do fortalecimento da agricultura familiar; da ascensão do movimento sindical e do momento político no país com a eleição de Dilma Rousseff, mas da necessidade de se avançar efetivamente a reforma agrária no país. “Precisamos eleger ano que vem vereadores e prefeitos representantes dos trabalhadores, colocar a mão na massa, assumir que temos lado e fazer a luta política.”

Plano de ações

O secretário de Finanças e Administração da Fetag, José Antônio da Silva, Zé de Doutor, coordenou o primeiro ponto de pauta da Assembléia – Previsão Orçamentária para o exercício 2012, defendendo a sustentabilidade financeira do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR. O contador da Entidade, Marino Marinho, fez a apresentação da proposta que prevê o investimento de valores para todas as áreas da Fetag no orçamento financeiro do ano seguinte. Por unanimidade a previsão foi aprovada.

No segundo ponto da assembléia, o presidente Cláudio Bastos apresentou o balanço do primeiro ano da gestão 2010/2014, destacando a participação da delegação baiana no Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas e dos avanços políticos para os agricultores familiares gerados com o Grito da Terra Bahia. Bastos falou ainda da necessidade da unidade dos trabalhadores rurais e da luta bem travada no ano de 2012, para garantir os avanços necessários com políticas públicas no campo, a agilização da titularização das terras em nosso estado, créditos, incentivos aos agricultores inadimplentes, etc.

Rompimento político

O presidente foi firme ao combater a onda de calunias e denuncismo contra a Direção da Fetag, funcionários e assessores, que vem sendo orquestrada na Internet, através de e-mails apócrifos de uma suposta oposição, contendo inverdades; bem como a decepção política da Direção com relação ao deputado federal, Edson Pimenta, ex-presidente da Federação eleito com apoio da categoria.

O texto de uma Nota Oficial, já aprovada pela Direção, foi lido e ratificado por unanimidade pelos delegados presentes. Cláudio Bastos foi solidário aos funcionários, defendeu suas trajetórias leais como trabalhadores da Fetag e recebeu apoio de diversas lideranças sindicais que se prontificaram a assinar a nota.

Leia o texto da Nota Oficial da Fetag

N O T A O F I C I A L

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia – Fetag Bahia tem 48 anos de existência em defesa dos interesses da nossa categoria.

A coerência de classe de suas direções, pautadas nos princípios éticos, na firmeza do conceito de agricultura familiar, de respeito ao meio ambiente, de sustentabilidade com responsabilidade, e, sobretudo, de um companheirismo fraterno, ao longo dos anos, sempre foi motivo de orgulho para todos nós trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Lutamos para a categoria participar de instâncias democráticas de decisões sobre políticas públicas, que façam melhorar nossa qualidade de vida. Por isso contribuímos, decisivamente, para eleger Edson Pimenta o primeiro deputado estadual trabalhador da agricultura, fato repetido por duas legislaturas; e eleito recentemente, graças ao empenho e o apoio das diversas lideranças em todas as regiões da Bahia, a deputado federal, contando como coordenador da sua campanha, o presidente da Fetag, Cláudio Bastos.

Por este motivo, sente-se a atual Direção constrangida em vir a público, através de Nota Oficial, dirigida, especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e à sociedade em geral, afirmar que Edson Pimenta se afastou de todas as atividades e eventos da nossa Federação, desprezando nossa categoria, isolando seu mandato de forma a não mais compartilhar dos mesmos projetos coletivos e ideais de classe.

O deputado resolveu caminhar por outras estradas, esquecendo-se da sua origem, e, sobretudo, a palavra dada. Traiu os trabalhadores e trabalhadoras rurais baianos que votaram nele como seu representante no Congresso Nacional e sua própria trajetória de vida em defesa da agricultura familiar. Hoje sente-se bem à vontade defendendo os patrões do agronegócio, a elite brasileira.

A Diretoria da Fetag foi surpreendida por esse fato; e ao rechaçar a idéia da Entidade ser utilizada pelo mandato e os interesses pessoais do deputado, sofre ataques levianos e oportunistas, com calúnias e difamação, na imprensa e em rodas de conversas por todo o interior baiano.

Se hoje a Fetag passa por alguma dificuldade financeira, com certeza é fruto dos seus equívocos, quando estava à frente da presidência e direção financeira, nos momentos de total desequilíbrio administrativo e comportamento ditatorial, atitudes não comungadas pelas Diretorias passadas. Se antes, apesar das criticas feitas internamente, toleramos seu comportamento, é porque ainda acreditávamos que todo ser humano precisa de uma chance à recuperação. No entanto, diante da sua fúria em querer desmoralizar a Entidade e esta Direção, que muito lhe auxiliou, não lhe dá outra opção, a não ser declarar o rompimento definitivo com esse cidadão.

Lamenta esta Diretoria que o deputado tenha se distanciado ideologicamente das nossas fileiras; no entanto, reafirma, que forte, renovada e de luta, a Fetag Bahia seguirá seu projeto de classe, lutando para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora rural.

Salvador, 24 de novembro de 2011

Diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia

Cláudio Silva Bastos
Presidente

 

Fonte: Ascom da Fetag Bahia.