João Ananias destaca mudança de nome do Hospital do Câncer

A mudança de nome do Hospital do Câncer do Ceará, que passará a ser chamado de Hospital Dr. Haroldo Juaçaba, foi destacada pelo Deputado Federal João Ananias (PCdoB) na Tribuna da Câmara. Como ex-aluno de Juaçaba, que foi professor da Faculdade de Medicina da UFC, o parlamentar ele ressaltou a importância do médico não só para o ensino, mas para a cirurgia e a oncologia do Ceará.

João Ananias parabenizou todos que fazem o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), entidade mantedora do Hospital, pela iniciativa. “É uma justa homenagem, pois Haroldo Juaçaba dedicou sua vida à profissão”. O médico é considerado pela comunidade médica o precursor da cancerologia no Estado do Ceará. Leia a seguir o pronunciamento na íntegra

Aproveito hoje a tribuna desta Casa para registrar a Cerimônia de oficialização da mudança do nome do Hospital do Câncer para Hospital Haroldo Juaçaba, em homenagem à memória de seu fundador e ex-presidente.

O Instituto do Câncer do Ceará – ICC, instituição mantedora do Hospital do Câncer, da Escola Cearense de Oncologia (ECO) e da Casa Vida – Casa de Apoio criada pela Rede Feminina do ICC, promovem esta justa mudança, ao distinguir o nome do Dr. Haroldo Juaçaba “in memoriam” pelos grandes serviços prestados não só às entidades citadas, mas ao povo do Ceará, à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Médico de formação ampla e humanística, dedicou toda sua vida à profissão.

Como ex-aluno do Professor Dr. Haroldo Juaçaba, sou testemunho da sua importância, não só para o ensino médico, mas para a cirurgia e oncologia no meu Estado, o Ceará. Será lançado durante a cerimônia o livro “Haroldo Juaçaba – tempo, espaço, ação”.

Faço vênia a história do Dr. Haroldo Juaçaba por tudo o que ele representou, abraçando fraternalmente Dr. Sérgio Juaçaba, extensivo a toda sua família, parabenizando a todos que fazem o ICC pela iniciativa.

Era só Sr. Presidente

Peço que meu pronunciamento seja divulgado em todos os meios de comunicação desta Casa.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB/CE)