Em conferência, comunistas acreanos fortalecem unidade

Segundo maior partido político do Acre com 7.685 filiados, o PCdoB reuniu neste sábado (26) militantes dos 22 municípios do estado – em conferência realizada no auditório da Secretaria de Educação.

A fase preparatória da Conferência Estadual foi marcada por 22 conferências municipais. Os eventos reuniram 2.923 filiados.

O presidente da legenda, Edvaldo Magalhães, deu ênfase ao crescimento do Partido no estado observando que os comunistas podem bater no peito e dizer aos aliados e ao povo acreano que o PCdoB está preparado para assumir novas responsabilidades, dirigindo prefeituras e ajudando a construir um Acre ainda melhor.

O governador Tião Viana e o senador Jorge Viana prestigiaram a conferência do PCdoB na parte da tarde. Mais cedo passaram por lá para levar uma palavra de apoio e união o presidente do PT, Leonardo Brito, e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, além de outros aliados.

Leonardo Brito reiterou a necessidade de manter a unidade da Frente Popular nas eleições municipais e destacou o papel do PCdoB no processo histórico de fundação e de vitórias do projeto político que governa o Acre há 12 anos. Ao final de sua participação, ele afirmou que em 2013 os comunistas vão administrar algumas prefeituras do Acre com o apoio do PT.

Pré-candidata à prefeita de Rio Branco, a deputada federal Perpétua Almeida disse que o PCdoB se sente muito à vontade na Frente Popular por contribuir com a construção desse momento histórico do Acre. “Em cada pedaço de asfalto, em cada criança na escola, em cada investimento na saúde e na segurança pública, tem a marca do PCdoB”, lembrou a deputada que fez a fala mais aplaudida da conferência.

Os filiados ouviram uma análise  política feita por Edvaldo Magalhães. Ele também  realizou um balanço organizativo sob a responsabilidade do deputado estadual e vice-presidente da legenda, Moisés Diniz, além de intervenções especiais a cargo de lideranças do Partido.

Ao final da conferência, os comunistas conheceram as propostas do novo comitê estadual e escolheram, no voto, a nova direção do PCdoB no Acre.
 

Léo Brito (PT) apoia candidaturas comunistas
A candidatura da deputada federal Perpétua Almeida a prefeitura da capital foi referendada durante a conferência.

A decisão foi acompanhada pelo secretário nacional Sindical, Nivaldo Santana, membro da executiva nacional e presidente nacional da CTB. Nivaldo reafirmou a mudança tática do Partido que se volta agora para os cargos executivos, apostando nas mulheres: Manuela D’Ávila, em Porto Alegre; Alice Portugal, em Salvador, e Perpétua Almeida, em Rio Branco: “A direção nacional decidiu que vamos lutar para ter nomes disputando as prefeituras em vários municípios brasileiros. Perpétua é um nome forte e capacitado para ser candidata em Rio Branco, além de outros nomes no interior”, ressaltou.

Para que não pairassem dúvidas sobre a decisão do PCdoB em relação à disputa municipal, o auditório lotado da Secretaria de Educacao foi orientado a gritar palavras de ordem como: “2012 fenomenal, Perpétua prefeita da capital”.

Falando ainda como presidente estadual do Partido, o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Edvaldo Magalhaes, confirmou o nome de Perpétua Almeida na disputa pela prefeitura da capital, definindo-a como símbolo das conquistas populares acreanas e lembrando que cada metro de asfalto, cada novo emprego, cada conquista do povo do Acre nos últimos anos, durante os governos da FPA, tem o trabalho do PCdoB embutido.

A surpresa ficou por conta do pronunciamento do presidente da executiva municipal do PT, Léo Brito, que afirmou: “Em 2013 o PCdoB estará administrando prefeituras com o apoio do PT”. Léo Brito lembrou ainda que o PT e o PCdoB sempre caminharam juntos, apesar das divergências.

Empolgada, Perpétua Almeida lembrou que a hora não é apenas “de lutar, mas de ousar e vencer”.


 

Fonte: Assessoria da deputada Perpétua Almeida