Sem categoria

Rede Cultural do Mercosul aprova projetos para 2012

O conselho diretivo e a assembleia anual da Rede Cultural do Mercado Comum do Sul (Mercosul) aprovaram em Assunção importantes projetos para o ano de 2012, informou nesta segunda a Secretaria Nacional de Cultura.

Da reunião, que aconteceu no Centro Cultural da República O Cabildo, participaram gestores, artistas e trabalhadores culturais de Argentina, Uruguai, Brasil, Bolívia, Venezuela, Paraguai e Chile. Participou também como convidada a presidente da Câmera Argentina de Empresários Culturais, Liana Sabbatella.

Além dos projetos aprovados para  2012, foram fortalecidos vínculos com a Unesco, os centros culturais San Martín e Almirante Brown, ambos de Buenos Aires, e com entidades similares de Montevídeu, Uruguai.

Entre as iniciativas mais importantes definidas para o ano 2012 estão a seleção de 10 festas tradicionais por cada país para a edição de um livro conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Além disso, cada nação terá sua semana cultural na feira Arteclásica Contemporânea, com a participação de artistas plásticos membros da Rede, no ciclo O poder da Cultura, com sede no Centro Cultural Villa Ocampo, da capital argentina.

A fonte assinala como elemento importante para o Paraguai a inclusão do idioma guaraní no logo da Rede do Mercado Comum do Sul e a publicação de notícias nessa língua.

A instituição foi criada em 1998 como associação civil sem fins de lucro e agrupa mais de 400 membros individuais e institucionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A mesma articula e facilita a circulação regional de produtos e serviços artísticos, co-produção de eventos e espetáculos, formação e especialização artística-técnica, a profissionalização do gerenciamento cultural e realização de projetos artístico-culturais.

Fonte: Prensa Latina