Representantes da seleção da Inglaterra visitam Campinas

O prefeito Demétrio Vilagra e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Social, Rui Rabelo, e de Esportes, Gustavo Peta, receberam na tarde de domingo (27/11), uma comissão da seleção de futebol da Inglaterra, a FA Group.

copa - Valéria Abras

O grupo com três representantes veio acompanhado de dois integrantes do Comitê Paulista de Futebol de São Paulo para uma visita técnica com o objetivo de conhecer as instalações e se informar sobre a infraestrutura do município na perspectiva de eleger Campinas como subsede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Subsede é o local eleito pelas equipes classificadas para se hospedar e treinar. A Fifa usao termo Centro de Treinamento (CTs) ao invés de subsede. Campinas é uma das cidades favoritas indicadas pela Federação para CT. A primeira lista de subsedes deverá ser anunciada em 2012.

Durante a visita, o prefeito e os secretários falaram sobre a cidade, informaram dados de infraestrutura, rede hoteleira, de transportes, estádios, saúde e lazer, entre outros aspectos. Segundo o prefeito, desde que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014, Campinas tem se preparado para ser uma das subsedes deste que é o maior evento esportivo mundial.

“O Poder Público tem atuado juntamente com o Comitê Organizador Local para a Copa do Mundo e com o setor privado, especialmente os segmentos do turismo e do esporte, e provocado discussões no sentido de orientar e atrair investidores para esta oportunidade. A visita desta delegação é um dos resultados deste trabalho”, disse o prefeito.

A cidade está entre as pré-selecionadas por causa da proximidade com a capital do Estado, que será palco dos jogos importantes. O município conta com uma das melhores redes hoteleiras do País, uma infraestrutura de mobilidade muito boa, principalmente por conta do Aeroporto Internacional de Viracopos. “Campinas tem uma característica excepcional e já foi sondada por mais de uma seleção para fazer aclimatação”, disse o secretário Rui Rabelo.

Segundo ele, será muito bom se Campinas for escolhida porque isto movimenta o setor econômico, social e também funciona como marketing da cidade. “Quando uma seleção vem para a cidade isto atrai turistas, a imprensa. Isto movimenta o comércio, restaurantes, o setor de compras e de serviços. Todos acabam se beneficiando. E um dos maiores benefícios consiste na possibilidade de mostrar a nossa cidade pro mundo”, disse.

Para Gustavo Peta, Campinas sai na frente ao receber a visita dos ingleses. “Isto é muito positivo. A seleção inglesa é campeã do mundo, uma das principais potências do futebol mundial. Recebê-los seria uma honra para Campinas. Nós apresentamos as vantagens da cidade, nossos projetos e acredito que teremos que fazer isto por mais vezes e com outros países para conseguir o intuito de ser subsede”, afirmou.

O secretário de Esportes também enfatizou os vários ganhos que esta escolha traria para Campinas, sendo, primeiro, a visibilidade da cidade; segundo, o retorno financeiro e econômico; e, terceiro, a possibilidade de estar mais próximo do maior evento esportivo do mundo. “Também trata-se de entretenimento, já que é possível assistir alguns amistosos, alguns treinos”, afirmou.

De acordo com Peta, Campinas constituiu o Comitê 2014, integrado por várias secretarias entre as quais as de Esportes e Turismo, além de representantes da sociedade. Ele disse que o grupo tem trabalhado muito para buscar esta conquista pro município.

De Campinas,
com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura
Texto de Denize Assis, foto de Valéria Abras