Sessão Solene celebra centenário de Crateús

A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene especial no último sábado (26/11), no município de Crateús, onde comemorou o centenário da emancipação política da cidade.

Em seu discurso, o deputado Lula Morais (PCdoB), requerente da homenagem, afirmou que o município de Crateús, sob a direção do atual prefeito, Carlos Felipe Saraiva, tem recuperado “sua força de impulsionador” do desenvolvimento e crescimento local, graças à instalação dos campi do Instituto Federal de Educação e da Universidade Federal do Ceará.

De acordo com o parlamentar, “a cidade dá mais um passo rumo ao progresso com a instalação desses campi”. "A cidade sempre foi responsável por movimentar a economia da região, e isso só tende a se fortalecer futuramente, daí a importância dessa comemoração. Crateús vive um momento único”, disse.

Durante a solenidade, Lula Morais anunciou, ainda, que o suplente de deputado estadual, Dr. Pierre (PCdoB), em breve ocupará cadeira na Assembleia, em decorrência de sua licença de quatro meses. “Essa é a maneira que encontrei de presentear a cidade, colocando uma representação nativa de Crateús na AL”, explicou.

O presidente da mesa da sessão, deputado Hermínio Resende (PSL), conduziu a entrega das placas agraciando autoridades locais. Foram homenageados o prefeito Carlos Felipe Saraiva; o ex-prefeito Antônio Cambraia; os empresários Luiz Hélio Cavalcante, Lourival Pessoa Marques e Raimundo Rodrigues da Silva; o médico Raimundo Nonato Lima Melo; o agropecuarista Antônio Soares de Lima; o promotor de justiça José Arteiro Goiano; e a representante da Comunidade Indígena Potiguara, Maria Helena Potiguara.

O prefeito Carlos Felipe agradeceu a homenagem em nome dos demais. Segundo ele, não apenas os que receberam as placas comemorativas, “mas todos são responsáveis pela construção da história crateuense”. “É por causa do nosso povo que continuamos a crescer, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos”, frisou.

Crateús se tornou bastante conhecida por suas referências históricas, das quais se destacam a passagem da Coluna Prestes, em 1926; a "prisão" da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 1953 e pela forte influência da Teologia da Libertação com o seu primeiro bispo Dom Antônio Batista Fragoso.

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Rosa Moraes, e contou com a participação de diversas autoridades locais e membros da sociedade civil.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa