Sem categoria

Dia do Samba: atividades em todo país comemoram data

Dia 2 de dezembro, sexta-feira, é o Dia Nacional do Samba. Para comemorar a data, diversas atividades acontecem de hoje (29) até domingo (4). Na capital paulista, a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) fará uma série de encontros e homenagens, com direito a um grande encontro de sambistas no encerramento. No Rio, o Trem do Samba pede passagem.

As comemorações começam na quinta-feira (1º), com Encontro de Sambistas, às 12h, no Marco Zero do Samba, entroncamento das ruas Glória, Lavapés, Tamandaré e do Glicério, na zona sul da cidade. No mesmo dia, haverá também uma mostra de filmes sobre samba e Carnaval, que vai das 18h até às 6h de sexta-feira, na sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588, Bela Vista).

Uma grande festa está marcada para começar às 21h do dia 2, na quadra da escola de samba Império de Casa Verde, onde haverá uma roda de pavilhões com participação das escolas Amizade Zona Leste, Nenê de Vila Matilde, Império de Casa Verde e Vai-Vai.

Na ocasião, será anunciado o casal cidadão e cidadã samba 2012 e os novos embaixadores do samba, grupo formado por sambistas com mais de 30 anos de dedicação e trabalhos ligados ao Carnaval Paulistano. A organização da festa promete uma surpresa para o encerramento.

Palestra em Tupã

O Museu Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, realiza uma palestra na sexta-feira (2), às 15h, Dia do Samba, que abordará as relações entre o ritmo e a construção da identidade nacional, sua importância enquanto patrimônio imaterial brasileiro, além de destacar os principais sambistas que marcaram época, como: Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo e Pixinguinha.

A atividade é gratuita e faz parte do Ano Internacional dos Afrodescendentes – celebrado pela Unesco em 2011. O museu fica na rua Coroados, 521, Centro, em Tupã, interior de São Paulo. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333.

Trem do Samba no Rio

Pelo 16º ano consecutivo, partirá da Central do Brasil, com destino ao subúrbio de Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro, o tradicional Trem do Samba, no sábado (3). Mas as comemorações cariocas começam no início da noite de hoje (29). Como a festa vem ganhando adeptos a cada ano, são na verdade cinco composições, cada uma com capacidade para mil passageiros, com saídas sucessivas entre 16h e 19h de sábado. O ingresso no trem é 1 quilo de alimento não perecível, entregue na estação da Central do Brasil. Os alimentos serão doados para o Programa Fome Zero.

Também haverá shows na sexta-feira (2), a partir das 18h30, em um palco montado ao lado da estação Central do Brasil, onde se apresentarão grandes nomes como Nelson Sargento, Wilson Moreira, Monarco, Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Em Oswaldo Cruz, também ocorrerão apresentações a partir das 21h. Durante todo o trajeto do trem, há mais de 100 rodas de samba formadas pelos passageiros e seus instrumentos.

Sábado (3), o samba começa mais cedo na Central do Brasil, a partir do meio-dia, com Delcio Carvalho, Noca da Portela e cinco velhas guardas de escolas de samba, além das da Portela e do Império Serrano, também as do Salgueiro, Vila Isabel e Mangueira. Fora da programação oficial, “Esse é o grande barato da festa”, garante Marquinhos Diniz.

História

O Dia Nacional do Samba foi instituído pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor mineiro Ary Barroso, que criou o samba “Na Baixa do Sapateiro”, um tributo à Bahia, sem nunca ter ido até lá. Quando Ary Barroso pisou em solo baiano pela primeira vez, em 2 de dezembro de 1940, o vereador aprovou uma lei que estabelecia que aquele seria o Dia Nacional do Samba. A data se tornou uma comemoração nacional em 1963.

Confira a programação completa da Uesp:

Quinta-feira, 1º de dezembro

Encontro de Sambistas
Horário: 12 horas
Local: "Marco Zero do Samba" (entroncamento das ruas Glória, Lavapés, Tamandaré e do Glicério, na zona sul da cidade).
Evento: Encontro de sambistas no local onde foi fundada uma das mais antigas escolas de samba do Brasil.

Amostra de filmes
Horário: 18 horas
Local: Sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 na Bela Vista)
Evento: Exibição de filmes e documentários sobre Samba e Carnaval (até às 6 da manhã).

Sessão Solene
Horário: 22 horas
Local: Sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 na Bela Vista)
Evento: Sessão Solene com entrega da medalha "Ordem do Mérito Sambístico" a sambistas homenageados.

Vígilia do Samba
Horário: 23h59
Local: Sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 na Bela Vista)
Evento: Vígilia do Samba
Atrações: À meia noite será acesa uma vela, que dará inicio à tradicional "Vigília do Samba".
O samba tem o simbolismo de uma vela, representando a chama da resistência, que só se apagará na hora que o samba encerrar.

Ao longo da madrugada serão recepcionados os pavilhões das entidades, e as rodas de samba contarão com a presença das velhas-guardas, compositores e das tias Baianas, além da Embaixada do Samba. Durante toda a madrugada, serão servidos comes e bebes para os participantes.

Sexta-feira, 2 de dezembro

Alvorada do Samba
Horário: 6 horas
Local: Sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 na Bela Vista)
Evento: Alvorada do Samba e ato ecumênico
Atrações: Ato ecumênico com presença de líderes religiosos. Ao toque de clarins, o dia do samba será saudado com a leitura da "Carta do Samba", registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962 em exaltação a cultura popular brasileira.

Festa do Samba
Horário: 21 horas
Local: Quadra da Império de Casa Verde (Av. Engenheiro Caetano Alvares, 2042 na Casa Verde)
Evento: Festa do Dia do Samba
Atrações: Roda de Pavilhões com participação de diversos pavilhões e shows com as escolas de samba Amizade Zona Leste, Nenê de Vila Matilde, Império de Casa Verde e Vai-Vai. Acontecerá um show especial com uma atração surpresa no encerramento da festa.

da redação do Vermelho, com agências