PCdoB retoma hegemonia no movimento estudantil Secundarista
Foi realizado no sábado (19) a etapa estadual do 39° Congresso da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) junto ao 4º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (Ueses). Prestigiado por entidades e autoridades políticas capixabas, o debate sobre a manutenção dos royalties do petróleo no estado foi marcado por um ato político de abertura, com a presença do secretário estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa.
Publicado 29/11/2011 01:54 | Editado 04/03/2020 16:42
A conquista foi muito comemorada pelas entidades estudantis, uma vez que constituiu desdobramento da posição coerente do movimento social organizado, no mês de junho deste, quando grupos de anarquistas e esquerdistas aproveitaram-se da justa bandeira histórica dos estudantes para realizar passeatas em Vitória, de forma intransigente e irresponsável.
Ueses rumo a mais vitórias
Vale destacar o que a campanha alcançou mais de 180 mil estudantes, de cerca de 45 dos 78 municípios. A plenária final elegeu, por unanimidade, a nova diretoria da UESES, que tem como novo presidente o estudante do Ifes Vitória e Diretor da UBES no estado e militante do PCdoB, Marcos Paulo Silva.
Com a eleição de Marcos Paulo marca a retomada da hegemonia do PCdoB no Movimento Estudantil Secundarista, que a mais de 7 anos um comunista não dirigia a UESES, principal entidade estudantil do estado. Comporam a chapa de consenso militantes das juventude do PT, PMDB, PSB e PR, mostrando a amplitude do movimento emcabeçado pelo PCdoB.
Também definiu-se a participação dos estudantes no 39º Congresso da UBES, a ser realizado entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2011, a qual também o PCdoB é maioria absoluta elegendo mais de 60% dos delegados do estado a etapa nacional.