Sem categoria

90 anos do PCdoB: todos os partidos unidos nas comemorações

Os líderes de todos os partidos políticos na Câmara e no Senado assinaram o requerimento para a realização de Sessão Solene Conjunta do Congresso Nacional, no dia 27 de março de 2012, em comemoração aos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O requerimento, proposto pelo líder do Partido no Senado, Inácio Arruda (CE) e encabeçado pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), foi apresentado nesta quinta-feira (1º).

“Por tudo o que representa o PCdoB, a comemoração dos seus 90 anos não pertence apenas aos comunistas, mas ao povo brasileiro e a todas as forças e personalidades democráticas do país”, diz o senador Inácio Arruda no requerimento, onde conta a história do Partido, fundado em 25 de março de 1922.

O PCdoB é a agremiação partidária mais antiga em atividade em nosso país. A História do Brasil nesses noventa anos não pode ser contada sem que se realce a participação do Partido, de suas lideranças e de seus militantes, em todos os momentos cruciais que marcaram esse largo percurso.

Durante a maior parte dessas décadas, o PCdoB viu sua atuação limitada à clandestinidade. Foram 61 anos de ilegalidade forçada, durante os quais o Partido nunca deixou de atuar e participar dos debates políticos nacionais, apesar de todas as dificuldades.

É reconhecido como um dos grandes formadores de quadros da política brasileira e colaborou, de forma decisiva, para a elaboração do pensamento sobre o Brasil, graças ao trabalho dos intelectuais e artistas que a ele se vincularam durante toda a sua existência.

Desde 1985, com a redemocratização do Brasil, o PCdoB tem vivido o seu mais longo período de legalidade, participando ativamente de todas as lutas em favor da preservação e do aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas, essenciais para levar adiante as conquistas do povo brasileiro na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

O requerimento, encabeçado por Sarney, recebeu ainda assinatura dos líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR); do PMDB, Renan Calheiros (AL), do PT, Humberto Costa (PE), do PSDB, Álvaro Dias (PR); do PTB, Gim Argelo (DF); do DEM, Demóstenes Torres (GO); do PP, Francisco Dornelles (RJ); do PR, Magno Malta (ES); do PDT, Acir Gurgacz (RO); do PSB, Antônio Carlos Valadares (SE); do PSOL, Marinor Brito (PA); do PMN, Sérgio Petecão (AC); do PRB, Marcelo Crivella (RJ); do PSC, Eduardo Amorim (SE) e do PV, Paulo Davim (RN). A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, também assinou o requerimento.

Da Câmara, assinaram o requerimento o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS) e os líderes do PCdoB, Osmar Júnior (PI); do governo, deputado Cândido Vaccarezza (SP); do PTB, Jovair Arantes (GO); do PSB, Ana Arraes (PE); do PV, Sarney Filho (MA); do PR, Lincoln Portela (MG); do PPS, Rubens Bueno (PR); do PTdoB, Lourival Mendes (MA); do PHS, Felipe Bornier (RJ); do PRTB, Aureo (RJ); do PSL, Dr. Grilo (MG); do PRP, Jânio Natal (BA);do PTC, Edivaldo Holanda Junior (MA); do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA); do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB); do PDT, Giovanni Queiroz (PA); do PSC, Ratinho Junior (PR); do PRB, Vitor Paulo (RJ); do PMN, Fábio Faria (RN) e do PSOL, Chico Alencar (RJ).

De Brasília
Márcia Xavier