Festa no Pelourinho comemora o Dia do Samba na Bahia

A tradicional festa do Dia do Samba chega a sua 40ª edição nesta sexta-feira (2/12), em grande comemoração na Praça Municipal, no Centro de Salvador, a partir das 17 horas. Segundo Edil Pacheco, organizador do evento, são 41 atrações locais e nacionais no festejo, que acontece em homenagem ao saudoso carioca João Nogueira, morto em 2000 e que faria 70 anos. Entre os convidados da festa, que virou modelo para todo o Brasil, estão os filho de João, Gisa e Diogo Nogueira.

João Bosco também vai aparecer no pedaço, que estará tomado por uma tropa de compositores e cantores da pesada. Nelson Rufino, Roberto Mendes, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Gerônimo, Vevé Calasans e o próprio Edil, organizador do evento, são algumas das feras que cantarão em festejo ao samba e em memória a Nogueira.

E a lista não acaba por aí. Gal do Beco, Clécia Queiroz, Aloísio Menezes, Jace Lima, Firmino de Itapoan, Guiga de Ogum, Cláudia Costa, Jorginho Comancheiro, Paulinho Camafeu, Juliana Ribeiro, Verônica do Mar, Neto Bala, Vânia Bárbara, Lia Chaves, Diumbanda, Grupo Cor do Brasil, Tuninha Lula, Cau Borges e Claudete Macedo também estão na programação.

Pioneiros

O Dia do Samba, 2 de dezembro, foi instituído em Salvador, em 1940, com a aprovação do projeto de lei do então vereador Luís Monteiro da Costa na Câmara de Vereadores da capital baiana. “Luís Monteiro foi muito especial. Ele fez muita coisa boa, como a de que se gravasse um disco com as músicas vencedoras do Carnaval. Eu e Batatinha ganhamos, em 1964, com Foi Macumba e fomos os pioneiros nisso aí. Hoje, o pessoal está dando bulhufas para cultura da nossa terra”, diz declara o mestre Walmir Lima, que, do alto dos seus 80 anos, também fará coro na grande festa.

De lá para cá, muita batucada rolou, e a data se tornou nacional com a instituição, em 1963, do Dia Nacional do Samba. Edil Pacheco conta que, em 1972, um evento marcou o início das comemorações anuais em Salvador. “A festa foi intitulada Noite do Samba e Dendê. Foi no antigo Campo da Graça. As barracas que vendiam batida, no Mercado Modelo, foram pra lá. Fizeram a festa no estádio, como uma quermesse, e Gilberto Gil, que retornava do exílio, foi a atração principal. Nessa festa, tinha Riachão, Ederaldo, Walmir, Nelson Rufino, Batatinha, eu…”, conta Edil.

Nos anos seguintes, a festa foi tomando corpo e mudou de lugar várias vezes, passando, entre outros, pelo Parque da Cidade, o Rio Vermelho, o Abaeté, a Concha Acústica e o Largo do Pelourinho. A festa vem deslanchando e se reproduziu país afora. Desde então, passaram por ela artistas como João Nogueira e Leci Brandão, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, João Bosco, Moraes Moreira, Jair Rodrigues, Ivan Lins, Alcione, Benito de Paula, Francis Hime e Elza Soares.

Fonte: Jornal A Tarde.