PCdoB Bahia adota novo sistema de direção no Comitê Estadual

Eleito na Conferência Estadual, no início de novembro, o novo Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realizou sua primeira reunião no ultimo sábado (3), em Salvador, para eleger a Comissão Política e definir os rumos do partido. No encontro, ficou definido um novo sistema de direção para o partido na Bahia, que será formado por uma Comissão Política de 23 nomes, um Secretariado de sete pastas e uma Comissão de Controle com cinco integrantes.

“Esta reunião fecha o ciclo da Conferência Estadual e teve como objetivo renovar a direção estadual do partido. Na conferência nós elegemos um comitê de 63 membros e na reunião ficou definido o sistema de direção do partido na Bahia. Daqui para frente teremos a responsabilidade de encaminhar a estruturação das secretarias, coordenações e atribuições dentro do Comitê Estadual”, informou o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

De acordo com Almeida, a deliberação mais importante da reunião foi a definição de uma concepção nova de atribuições e responsabilidades da Comissão Política, que passou a ser principal núcleo de elaboração e direção política do partido no estado. “Esta é uma mudança importante, pois o que se tinha antes era um Secretariado com este papel. Foi esta concepção nova que determinou a eleição de uma Comissão Política mais enxuta, passando de 31 para 23 membros, e também de um Secretariado mais enxuto, passando de 12 para 7 membros”.

Este modelo tem como objetivo democratizar o processo de deliberação da direção do partido, que antes ficava a cargo de um grupo de 12 pessoas e agora este grupo foi ampliado para 23. O modelo permite ainda maior agilidade no funcionamento do partido e maior profissionalismo, com um Secretariado com um maior número de pessoas liberadas para a execução da política partidária. “Este modelo corresponde ao crescimento que o partido tem experimentado em quantidade numérica e busca dar mais agilidade às demandas políticas, especialmente na campanha eleitoral de 2012”, ressaltou o presidente do PCdoB.

Conheça do Secretariado, da Comissão de Controle e da Comissão Política do Comitê Estadual:

Secretariado

Daniel Almeida – Presidente

Davidon Magalhães – Vice-presidente

Daniele Costa – Secretária de Organização

Julieta Palmeira – Secretária de Comunicação

Péricles de Souza – Secretário Administrativo e Financeiro

Geraldo Galindo – Secretário de Movimentos Sociais e presidente do Comitê de Salvador

Milton Barbosa – Secretário de Formação.

Comissão de Controle

1- Vandilson Costa

2- Ilka Bichara

3- Everaldo Augusto

4- Fernando Amorim

5- Luiz Gavazza.

Comissão Política

1- Adilson Araújo

2- Alice Portugal

3- Antonio Renildo de Souza

4- Aurino Pedreira

5- Cláudio Bastos

6- Daniel Almeida

7- Daniele Costa

8- Davidson Magalhães

9- Everaldo Augusto

10- Javier Alfaya

11- Geraldo Galindo

12 – Jean Fabrício

13- Álvaro Gomes

14- Julieta Palmeira

15- Jurandir Santana Júnior

16- Kelly Magalhães

17- Marcelo Gavião

18 – Olívia Santana

19 – Milton Barbosa

20 – Nilton Vasconcelos

21- Péricles de Souza

22- Tânia Portugal

23 – Wenceslau dos Santos Júnior.

De Salvador,
Eliane Costa.