Assembleia aprova PL da Bienal do Livro proposto por Luciano

O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, por unanimidade, na tarde desta segunda-feira (05) o Projeto de Lei Ordinária nº 487/2011, de autoria do deputado Luciano Siqueira (PCdoB). O projeto propõe a inclusão da Bienal Internacional do Livro no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco.

A Bienal, cuja oitava edição aconteceu nos meses de setembro e outubro deste ano, é a maior feira literária da Região Nordeste, atraindo em 2011 um público superior a 603 mil pessoas e reunindo escritores, livreiros e distribuidores de todo o País. Em sua última edição, os negócios superaram os R$ 30 milhões.

“A magnitude deste evento colocou Pernambuco na cena nacional como um polo literário de vanguarda, resultando em importantes parcerias com o Governo do Estado, entre estas, destaco o desenvolvimento de projetos educacionais que visam estimular o hábito da leitura”, destacou Luciano, citando a concessão de bônus aos professores da rede estadual para que possam adquirir livros e ampliar sua qualificação.

No exercício do mandato de vereador do Recife (2009-2010), Luciano apresentou Projeto de Lei propondo a criação a Política Municipal do Livro e da Leitura (Lei Municipal nº 17.600/2009). A mobilização iniciada pelo Fórum Pernambucano em Defesa do Livro e da Leitura e das Bibliotecas recebeu apoio integral do parlamentar, que além de apresentar o PL realizou audiência pública para debater o assunto.

“Nosso compromisso é atuar no sentido de concretizar políticas que possam garantir o acesso à leitura e elevar a consciência cidadã”, reafirmou Luciano.

Fonte Site de Siqueira