Sem categoria

Parlamentares aprovam manifesto para renovar Protocolo de Quioto

Parlamentares de mais de 25 países reunidos no Fórum Mundial de Legisladores da Globe Internacional, organização mundial voltada para as questões do meio ambiente e mudanças climáticas, aprovaram nesta segunda (5), na Cidade do Cabo (África do Sul), um manifesto a favor da renovação do Protocolo de Kyoto.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que representa o parlamento brasileiro no evento, diz que o documento será entregue nesta terça (6) aos negociadores dos países que participam da 17ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-17, em Durban, naquele mesmo país.

Leia também: Negociações deixam brasileiros otimistas sobre desfecho da COP 17

No manifesto, os parlamentares também reivindicam maior participação do legislativo nos debates dos fóruns internacionais.

Segundo a senadora Vanessa, os integrante da Globe Internacional avaliam com muita preocupação a possibilidade de os países não chegarem um acordo na COP 17 para prolongar a vigência do Protocolo. “Isso seria um retrocesso muito grande, pois na prática não há um novo tratado para substituí-lo”, diz a parlamentar.

Na reunião, foi apresentado também o 2º Estudo da Globe sobre Legislação Climática que será apresentado em Durban. O estudo avalia a legislação de 17 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Comunidade Europeia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, África do Sul, Coreia, Reino Unido e os Estados Unidos.

“O Brasil foi classificado como um dos que mais tem avançado na legislação, já que os Estados Unidos, Rússia, Japão, Itália, Índia, França e Canadá pouco têm feito nessa área”, afirmou a senadora.

De Brasília
Com agências