Deputado Osmar Júnior apoia luta de estudantes brasileiros
O deputado federal Osmar Júnior, que começou a sua vida política a partir do movimento estudantil, fez questão de fazer uma visita aos estudantes que participam do movimento #OcupeBrasília, organizado pela UNE, União Nacional dos Estudantes, e pela Ubes, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas.
Publicado 10/12/2011 17:04 | Editado 04/03/2020 17:00

Os estudantes estão acampados em frente à Esplanada dos Ministérios para acompanhar as discussões políticas importantes no Congresso. No Senado, tramita o projeto de lei que destina 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal para as áreas de educação, ciência e tecnologia, e o Estatuto da Juventude, que dispõe sobre os direitos dos jovens. Na Câmara, se discute o parecer do relatório do Plano Nacional de Educação e o da Lei Geral da Copa.
De acordo com o deputado Osmar Júnior os estudantes entendem que o investimento na educação é o principal caminho para superar problemas históricos no Brasil. “Eles pressionam com este articulado movimento que o Plano Nacional de Educação (PNE) seja votado ainda este ano”.
O Plano determina uma meta de investimento público da educação em 8% do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos dez anos. No entanto, a UNE considera o valor insuficiente para reverter à estrutura débil, desigual que existe na educação brasileira e reivindica 10% do PIB para educação. Os estudantes tambémquerem a aprovação do Estatuto da Juventude e defendem a inclusão da meia-entrada para os jogos na Copa do Mundo de 2014.
O deputado Osmar Júnior que já foi líder estudantil e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI garante que a luta é legítima e que conta com o apoio da bancada do PC do B, que ele lidera. “Nós somos favoráveis a todas as manifestações queobjetive construir uma educação pública de qualidade que possa atender este momento novo que vive a nação brasileira”,diz.
Fonte: http://www.osmarjunior.org.br