Sem categoria

Jovens trocam experiências internacionais em conferência

Trocar experiências sobre políticas públicas que assegurem os direitos dos jovens, entre países da América Latina, Península Ibérica e participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esse foi o tema da mesa “Juventude e relações internacionais: cooperação sul-sul pelos direitos juvenis”, que aconteceu ontem (11), na 2ª Conferência Nacional de Juventude.

A mesa contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Juventude de Guiné-Bissau, N’Kitcha Na Obna, do presidente do Conselho Nacional de Juventude de Moçambique e também do Fórum da Juventude CPLP, Oswaldo Petersburgo, do diretor do Conesul da Organização Iberoamericana de Juventude, Luis Acosta Ibarra, do presidente do Instituto Nacional de Juventude do Uruguai, Miguel Scagliola, e também da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. O debate foi mediado pela vice-presidenta do Espaço Ibero-americano de Juventude, Thaís Dias do Carmo.

Segundo Severine Macedo, fortalecer essa relação de cooperação entre os países é prioridade do Brasil. “ Esse tema é uma grande prioridade para a juventude brasileira e para o governo federal. O compromisso do Brasil é continuar fortalecendo a relação entre os povos, priorizando a cooperação. E com toda a experiência brasileira queremos ajudar a construir promoção do desenvolvimento desses países. Nós queremos também aprender com vocês para que a nossa juventude seja protagonista na luta pelos seus direitos”.

Os convidados falaram sobre as ações que estão sendo executadas em seus países e pelas organizações que representam. Após o encerramento, os convidados fizeram uma avaliação do evento.
 
“Para mim é uma experiência positiva ver várias sensibilidades presentes, ou seja, jovens de vários traços sociais e de vários cantos do Brasil lutando juntos. A principal experiência que levo para o meu país é o nível de democracia, inclusão e participação proporcionado pela Conferência”, ressaltou Oswaldo Petersburgo.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude de Guiné-Bissau, Dito Namassi Max, a Conferencia é um espaço político de debate e troca de experiências entre os jovens brasileiros e de outros países. “Discutimos aqui questões importantes para o desenvolvimento da juventude. Nós, delegados dos países africanos, tivemos a oportunidade de participar de vários grupos e adquirir experiências válidas para reproduzir no nosso país e toda essa experiência vai contribuir para a construção de políticas públicas para a juventude em Guiné”.

Com informações da Secretaria Nacional de Juventude