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Turismo: Flávio Dino faz balanço de 2011 e planos para 2012

“Estamos vivendo um círculo virtuoso, que conduzirá o turismo brasileiro a ser reconhecido internamente como aquilo que realmente é, um grande promotor de desenvolvimento, com geração de emprego e renda em todo território nacional”. A avaliação foi feita pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, na 34ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo, último encontro do colegiado este ano, que aconteceu nesta quinta-feira (15), em Brasília (DF).

“Finalizaremos 2011 com todas as metas previstas no Plano Aquarela cumpridas. Teremos o melhor ano do turismo internacional, ultrapassando a marca dos 5,4 milhões de turistas e US$6,4 bilhões em entrada de divisas”, detalhou Dino.

Dino fez um balanço das ações realizadas pela Embratur em 2011. Entre os números apresentados, o presidente ressaltou a participação do Brasil em 46 feiras internacionais de turismo e as mais de três mil matérias sobre o Brasil publicadas em países da América do Sul, América do Norte e Europa. Além disso, a campanha publicitária da Embratur foi veiculada em 15 mercados internacionais.

Segundo o presidente, os resultados alcançados no turismo internacional são fruto das parcerias público-privadas, representadas pelo Conselho Nacional de Turismo, integrado por 71 conselheiros, entre representantes do governo federal e dos diversos segmentos do turismo.

“Acreditamos que juntos, poderemos contribuir para que o país figure entre as maiores economias do planeta, alcançando um patamar superior a 1% da economia turística mundial”, afirmou Dino.

Planos para 2012

No próximo ano, a Embratur irá focar suas ações em 17 mercados, os 15 principais emissores (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal, Bolívia), além de Canadá e México. O Brasil estará presente, inicialmente, em 23 feiras de turismo no exterior.

Ainda segundo Dino, a Embratur irá focar os eventos mais importantes e representativos. A primeira será a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que acontece entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março, em Lisboa, Portugal. “Teremos uma participação diferenciada, fazendo com que Portugal seja visto como uma plataforma de negociação em todo o mercado europeu”.

Nesta mesma feira, o novo estande brasileiro será lançado. “Com layout altamente tecnológico, com mais cores, painéis de LED, o novo projeto terá área para gastronomia e o Espaço Copa”.

Marketing e publicidade

Outra novidade para 2012 da Embratur será o lançamento da nova campanha publicitária, no encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres. A campanha terá o Brasil como protagonista mundial e a cultura como diferenciador.

“Também pretendemos lançar uma ferramenta que vai integrar a Embratur com o apoio a comercialização. Vamos unir redes sociais a sites de turismo, permitindo que as empresas possam fazer anúncios e veicular suas ofertas e promoções. A ferramenta será lançada em fevereiro, em um evento no Rio de Janeiro e Nova Iorque, nos Estados Unidos”.

Segundo o presidente da Embratur o edital de licitação para a instalação de 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) ainda será lançado este ano. Serão três nos Estados Unidos, dois na América do Sul, um na Ásia, e os demais nos principais mercados emissores de turistas europeus.

Os EBTs funcionam como unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Dino explicou que, por meio da Embratur, as atividades dos EBTs são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pela emissão de turistas em cada país.

“O principal objetivo é promover e anunciar o turismo brasileiro nos mercados específicos, além de oferecer alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do Brasil como um atrativo e competitivo destino turístico”.

De Brasília
Com informações da Embratur