Sem categoria

Chuvas matam 180 pessoas nas Filipinas

A tempestade tropical "Washi" nas Filipinas deixou um rastro de destruição pelo país e já provocou 180 mortes por afogamento ou soterramento por deslizamentos de terra, segundo último balanço oficial divulgado pelo governo. Outras 260 pessoas estão desaparecidas. Em Iligan, o governo filipino declarou estado de calamidade.

As equipes de resgate já recuperaram 97 corpos na cidade de Cagayan de Oro. Outras 75 pessoas morreram em Iligan. Cinco corpos foram encontrados na província de Compostela Valley, mais duas na cidade de Polanco e uma em Damitan, todas elas na ilha de Mindanao.

Dez mil soldados do Exército atuam com ajuda de três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan. Também navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira buscam por desaparecidos.

Dezenas de milhares de pessoas estão nas áreas mais altas de Mindanao para se refugiarem. Cerca de 20 mil pessoas já estão em abrigos. A cidade de Cagayan de Oro amanheceu sem serviço elétrico.

A tempestade Washi se caracteriza por ventos de 65 km/h e muita chuva. Neste sábado, seu curso seguirá através de Mindanao, a caminho do mar de Jolo, segundo o serviço meteorológico filipino.

Em setembro e outubro, mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas por causa da passagem consecutiva dos tufões "Nesat" e "Nelgae" pela região norte do país.

Com agências