Secult divulga resultado da seleção dos Agentes de Leitura

O Projeto Agentes de Leitura é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), a ser realizada em municípios do interior cearenses.

Sua missão é promover a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura como ação cultural estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, através de atividades de socialização de acervo bibliográfico e de experiências de leituras compartilhadas como exercícios de cidadania, de compreensão de mundo e de ação alfabetizadora.

Em 2011 o Projeto Agentes de Leitura foi redimensionado atendendo municípios com os maiores Índices de Focalização de Leitura. Seguindo esse critério de elegibilidade criado pelo IPECE foi possível beneficiar 188 localidades em 41 municípios cearenses.

Foram selecionados 280 Agentes de Leitura responsáveis pelo processo de formação leitora de 25 famílias e 10 Articuladores que desenvolvem a atividade de acompanhamento do trabalho dos Agentes de Leitura junto às famílias leitoras nas macrorregiões do Estado. A bolsa do Agente Articulador é de R$ 1.140,00 e a bolsa dos Agente de Leitura é de R$ 400,00.

Três dos 41 municípios beneficiados com a ação de fomento à leitura não preencheram suas vagas e duas macro regiões não preencheram suas vagas para Articulador cabendo a Secretaria da Cultura fazer o remanejamento das vagas não preenchidas para outros municípios e macro regiões.

De acordo com o edital de seleção Bolsa Agentes de Leitura o critério de aprovação no processo seletivo está condicionada a classificação dos candidatos aos número de vagas disponível para cada município, sendo merecedor da vaga aquele candidato que, no município para o qual concorreu, obtiver maior pontuação nas provas escrita e oral, na redação, na entrevista e no currículo.

Para efeito de contratação são considerados classificados aqueles que obtiverem os cinco e os dez primeiros lugares, respectivamente, para os municípios que dispunham de cinco e dez vagas. São considerados classificáveis todos aqueles que obtiveram um somatório das notas igual ou superior a 45 pontos, mesmo assim não foram suficientes para preenchimento das vagas.

Quanto ao preenchimento das vagas ociosas o edital Bolsa Agentes de Leitura insere tal situação em casos omissos. O edital de seleção Bolsa Agente de Leitura 2011 prevê no item 12 (Das disposições gerais), que os casos omissos do edital deverão ser resolvidos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará ouvindo o Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social e/ou Conselho Gestor Estadual do Projeto Agentes de Leitura dessa forma apresentou-se as propostas abaixo para aproveitamento de vagas não preenchidas no processo seletivo do Edital Bolsa Agentes de Leitura 2011.

Os municípios que tiveram vagas ociosas foram Caucaia, Boa Viagem e Potengi.

Caucaia – inscreveram-se 23 candidatos a 10 vagas, na primeira fase foram desabilitados 15 por serem maiores de 29 anos, dos 13 que continuaram no processo seletivo 9 obtiveram aprovação e 4 não compareceram ás provas.

Potengi – inscreveram-se 7 candidatos para 5 vagas, foram desabilitados 3 por falta de documentação: comprovante de término de ensino médio, comprovante de endereço e idade superior a 29 anos.

Boa Viagem – Inscreveram-se 16 a 10 vagas. Foram desabilidades 4 desses, 3 foram desabilitados por serem maiores de 29 anos e um mandou apenas a ficha de inscrição sem nenhum comprovante. Dos 12 habilitados apenas 9 candidatos fizeram provas, obtendo notas classificatória e 3 candidatos não compareceram.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará propõe que as vagas a Agentes de Leitura nesses municípios sejam remanejadas para municípios dentro da mesma macrorregião, considerando os critérios de maior IFAL

Considerando o maior IFAL a vaga ociosa de Potengi será remanejada para o município de Salitre e sendo preenchida pela primeira classificável do município de Salitre. A vaga de Boa Viagem ociosa será remanejada para município de Deputado Irapuan . A vaga de ociosa de Caucaia considerando critério IFAL será do município Uruoca.

O mesmo cenário de não ocupação das vagas para Agentes de Leitura Articuladores também acontece nas macrorregiões: Sertão Central e Vale do Acaraú/Ibiapaba . Essas macrorregiões não apresentaram habilitados para participarem da segunda fase do processo seletivo. Assim com a finalidade das vagas não permanecerem ociosas a Secult propõe:

O primeiro classificável do Litoral Leste, do município de Beberibe, atender a macrorregião Sertão Central e primeiro classificável do Litoral Oeste, do município de Granja, atender a macrorregião Vale do Acaraú/Ibiapaba.

Os selecionados receberão ofício do Senhor Secretário da Cultura comunicando da suas devidas aprovações e convocando-os para a assinaturas dos contratos. Posteriormente todos passarão pelo processo de formação e diplomação em Agentes de Leitura do Ceará.

Resultado

Fonte: Secult