BA: Programa incentiva trabalho dos catadores de resíduos sólidos

O Programa Vida Melhor, do governo da Bahia, promoveu uma oficina nesta segunda-feira (19/12) com representantes de cooperativas e organizações que trabalham com coleta de resíduos sólidos no estado. O evento, realizado em Salvador, teve o objetivo de organizar, em conjunto com os catadores de resíduos sólidos, um plano de trabalho para estruturar as ações do Estado, dos municípios e de instituições na prestação de serviços de coleta seletiva.

No evento coordenado pela Casa Civil do Estado, em parceria com outras secretarias estaduais, foram discutidas as demandas dos diversos movimentos e a formulação de políticas públicas para o segmento. Estiveram presentes membros do Complexo de Cooperativas de Reciclagem da Bahia, da Rede Cata Bahia, do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos, Movimento Popular de Rua, entre outras entidades.

O coordenador do Vida Melhor Urbano, Ailton Florêncio, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), ressaltou que o trabalho de coleta de resíduos sólidos é uma temática prioritária do governo e está no âmbito do programa de inclusão produtiva Vida Melhor. “Existe um marco legal sobre isso, envolvendo governos federal, estadual e municipal. Por isso, queremos sair daqui com um grupo de trabalho que possa dar agilidade na aplicação desse marco”.

Segundo Joilson Santana, integrante do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, a iniciativa mostra que o Estado “está dando importância para o trabalho desenvolvido pelas cooperativas. A gente procura sempre pautar as demandas mais emergentes, porque são elas que podem garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. Acredito que esse momento é importante para consolidarmos as nossas reivindicações históricas”.

Ação articulada

A diretora de Resíduos Sólidos e Saneamento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Maria Valéria Ferreira, disse que essa é uma oportunidade dos catadores apresentem as suas demandas para que o Governo possa se estruturar para atendê-las.

O representante estadual do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos, João Paulo de Jesus, enfatizou que só fato do “o governo estar se preocupando com o trabalho das cooperativas já é o primeiro passo e mostra o seu comprometimento perante a situação”. Segundo ele, “é preciso ficar atento para as diferenças entre o movimento e o empreendimento solidário e respeitar as individualidades”.

Também participaram do evento o coordenador executivo do Vida Melhor, Fábio Freitas (Casa Civil), o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Pedro Alcântara, a coordenadora do programa Recicle Já Bahia da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Vanuza Gazar, a coordenadora técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Andréa Pereira Silva, entre outros representantes dos governos estadual e municipal.

Fonte: Secom Bahia.