Ceará registra 4.368 novos empregos em novembro

A expansão do comércio em novembro, resultado das contratações para atender as vendas de final de ano, foi o grande responsável pela ampliação dos empregos. Neste mês, foram registrados 4.368 novos postos de trabalho no Ceará, dos quais 4.137 estão neste setor. Com o saldo de 597 empregos, o setor de serviços também mostrou uma elevação.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta terça-feira (20), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e demonstram que novembro apresentou uma elevação de 0,40% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

Nos onze primeiros meses do ano, houve acréscimo de 62.251 postos (+6%), considerando a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. “Apesar do mercado de trabalho não apresentar a mesma velocidade dos anos anteriores, como 2010, percebemos que o Estado avança com a geração de novos postos”, observa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Francisco de Assis Diniz. Ele avalia que “a exemplo do país, no Ceará percebemos também que fatores conjunturais ou mesmo relacionados à sazonalidade influenciaram na geração de empregos,” acrescenta.

Depois de Fortaleza, os municípios que registraram os maiores saldos foram Juazeiro do Norte, Eusébio, Cascavel e Pacajus.

Fonte: IDT