Cavalo-marinho é destaque no Ciclo Natalino da Casa da Cultura

Os pastoris Estrela Dançante e da Boa Idade de Pernambuco, o cavalo-marinho Boi Coroado do Mestre Antônio de Aicão, de Araçoiaba, e o reisado Três Reis do Oriente do Mestre Benone, de Garanhuns são as atrações da tarde desta quinta-feira, 22, dentro do Ciclo Natalino da Casa da Cultura.

As tradicionais manifestações fazem parte da programação elaborada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe para aquele espaço.

O ciclo, que foi aberto na segunda-feira, 19, vai até o próximo dia 30, à exceção dos dias 24 e 25. As exibições começam às 15h e se estendem até às 18h no tablado montado defronte à rua Floriano Peixoto, na confluência dos raios norte e sul da Casa da Cultura. Os festejos natalinos estão voltados à valorização da cultura popular, tendo como atração os principais grupos folclóricos e manifestações existentes, principalmente, no interior do estado. Um dos pontos altos da programação é a apresentação do cavalo-marinho. Todos os dez grupos existentes no estado participam do ciclo.

O toque regional também está presente no presépio montado no hall central da Casa. Assinado pelo artista plástico Júlio César, o presépio foi montado com elementos do cotidiano sertanejo, como o barro, a taipa e a palha, entre outros. Em vários locais foram colocadas faixas desejando Feliz Natal em cinco idiomas: português, espanhol, francês, alemão e inglês.

Antiga Casa de Detenção, atualmente o espaço é considerado o maior centro de cultura e arte pernambucana, abrigando artesanato de mais de 149 municípios do estado. Dividido em quatro raios – norte, sul, leste e oeste -, abriga 113 celas, transformadas em lojas de artesanato e arte, além de restaurantes, lanchonetes e cachaçaria. No período de alta estação, que vai de outubro a maio, a Casa da Cultura recebe turistas de todo o mundo. São cerca de quatro mil turistas por dia de navio.

Para esta sexta-feira, 23, estão previstas as apresentações do mamulengo Riso do Povo do Mestre Zé Divina de Lagoa do Itaenga (15h), pastoril Giselly Andrade (16h), cavalo-marinho do Mestre Inácio Lucinda de Ferreiros (17h), reisado Unidos com Alegria do Mestre Gonzaga de Garanhuns.

Programação

Segunda-feira, dia 26

15h – Pastoril Estrela D´Alva de Santo amaro

16h – Cavalo-marinho Boi Matuto de Olinda

17h – Pastoril Estrela D´Alva da Terceira Idade

18h – Reisado do Mestre João Tibúrcio de Garanhuns

Terça-feira, dia 27

15h – Pastoril Estrela do Mar

16h – Cavalo-marinho Estrela Brilhante do Mestre Antônio Teles

17h – Pastoril Lindas Ciganas

18h – Mamulengo Nova Geração de Carpina do Mestre João Galego

Quarta-feira, dia 28

15h – Pastoril Rosa Mística dos Torrões

16h – Cavalo-marinho do Mestre Batista de Aliança

17h – Pastoril Sol Nascente

18h – Reisado das Caraíbas

Quinta-feira, dia 29

15h – Pastoril Alegria de Viver

16h – Cavalo-marinho do Mestre Biu Alexandre do Condado

17h – Pastoril Jardim da Alegria

18h – Mamulengo de Mestre Zé Lopes de Glória do Goitá

Sexta-feira, dia 30

15h – Cavalo-marinho do Mestre Inácio Nobreza de Itaquitinga

16h – Pastoril Estrela Brilhante

17h – Reisado Imperial do Recife

18h – Pastoril do Velho Xaveco

Fonte Site da Fundarpe