Transporte aéreo: João Ananias fala do desrespeito ao usuário

No encerramento dos trabalhos da Câmara, o deputado federal João Ananias (PCdoB) falou na Tribuna sobre o descontentamento com o serviço oferecido pelas companhias aéreas do País. O usuário, que paga cada vez mais caro pelas passagens de avião, não recebe atendimento de qualidade. Ele citou algumas das queixas mais frequentes como o atraso dos voos, demora e fila extensa no “check in”, desconforto das aeronaves que cada vez mais estão com os espaços reduzidos entre os assentos.

João Ananias garantiu que vai formalizar as queixas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com cópia à Comissão do Direito do Consumidor da Câmara a fim de que seja apurado esse descaso com os usuários. “O tratamento dos funcionários, com algumas exceções, é indelicado, muito diferente de um passado não muito distante, quando a polidez e atenção eram regras”.

Leia o discurso na íntegra:

“Ao encerrar os trabalhos desta Casa gostaria de manifestar, através de nosso mandato, o descontentamento de grande parte dos brasileiros que está viajando por via aérea. Tenho recebido muitos e-mails denunciando o tratamento que as companhias aéreas têm dispensado aos usuários, a começar pelo preço das passagens que de forma oportuna aproveitam a sazonalidade da alta estação e cobram preços abusivos, contrastando veementemente com outros períodos do ano.

Diante do natural aumento da procura e do fluxo de passageiros, as filas nos aeroportos para o “check in” são intermináveis. O tratamento dos funcionários, com algumas exceções, é indelicado, muito diferente de um passado não muito distante, quando a polidez e atenção eram regras. Hoje, pelo proceder de muitos funcionários, parece até que eles estão a nos fazer favor e não como obrigação pelo fato de comprarmos bilhetes e termos direito a um tratamento digno.

Os atrasos de voos permanecem mesmo depois da publicação da resolução n°141 da ANAC, que estabeleceu prazo de tolerância aos atrasos e implicações para as companhias que não respeitam a resolução.

Por ultimo Sr Presidente Sras. e Srs. Deputados ressalto as disposições das poltronas (assentos) nas aeronaves, que em algumas companhias, estão tão próximas que dificultam a entrada dos passageiros que estão no meio ou na janela.

Viajei pela Gol no voo G3 1898 na quarta feira passada (dia 14 de Dezembro de 2011), de volta para o meu Estado, o Ceará, além do atraso de uma hora e meia com a pálida justificativa dada pela tripulação, que se desculpava ao informar que o atraso aconteceu “porque a aeronave chegou atrasada em Brasília”. Portanto, além de mais caro, está absolutamente mais desconfortável voar em determinadas companhias.

É responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) coibir esses abusos que se configuram em desrespeito grave aos direitos dos consumidores e que a ANAC precisa vir a público mostrar o que está sendo feito, se é que está.

Vou formalizar à ANAC estas queixas com cópia para a Comissão de Direito do Consumidor desta Casa, para que apure esse flagrante abuso contra parte da nossa gente.

Era só Senhor Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB/CE)