2012 será um ano de muitos desafios para o PCdoB na Bahia

O ano de 2011 foi especial para o PCdoB na Bahia. O processo de mobilização para a Conferência Estadual revelou um partido em franco crescimento, que está organizado em mais de 400 dos 417 municípios do estado e com fôlego para atrair centenas de novas lideranças para os seus quadros. Muitas destas lideranças querem contribuir para o sucesso do maior desafio do partido em 2012, que é eleger muitos prefeitos e vereadores nas eleições de outubro, inclusive a prefeita de Salvador, Alice Portugal.

O lançamento da pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura da capital baiana foi um dos momentos mais marcantes para os comunistas baianos em 2011. O nome de Alice foi anunciado em maio e desde então a pré-candidatura vem ganhando força, destaque na imprensa local e se mostrando com uma das mais viáveis dentro do leque de pré-candidaturas anunciada até o momento. “A pré-candidatura de Alice é a expressão maior deste esforço de ter candidaturas próprias, de disputar as eleições 2012 com fisionomia própria, fortalecendo a identidade do partido”, afirma o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

É dentro deste projeto que o partido pretende apresentar candidaturas majoritárias em mais de 80 municípios do estado, inclusive em outras cidades de destaque, como Vitória da Conquista, Itabuna e Guanambi. O PCdoB trabalha ainda para consolidar as candidaturas à reeleição dos prefeitos comunistas, eleitos em 2008 ou filiados posteriormente, para a manutenção das prefeituras que já conquistou, com destaque para Juazeiro, comandada por Isaac Carvalho, que tem chances concretas de ser reconduzido ao cargo pelas urnas.

Conferência vitoriosa

A Conferência Estadual, ocorrida no início de novembro, dificilmente será esquecida pelos comunistas baianos. O evento foi extremamente vitorioso desde o seu processo de mobilização, que envolveu mais de 17 mil pessoas com a realização de 305 conferências municipais e a eleição de 667 delegados e delegadas. O êxito se reafirmou na concretização da Conferência, com um ato de abertura com a participação de lideranças políticas de diversos partidos, incluindo o governador da Bahia, Jaques Wagner, o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, e o então presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima.

A Conferência Estadual se destacou também por ser a primeira atividade interna do partido a ser transmitida ao vivo pela internet, além de disponibilizar acesso à internet sem fio para os participantes durante toda sua realização. Isto tem um significado especial para os militantes de um partido que passou grande parte dos 89 anos na clandestinidade.

O ano de 2011 revelou ainda que o crescimento político do partido se dá também com a participação em governos. “Nós temos uma participação de destaque no governo do estado, com a Secopa, a Setre, a Bahiagás, a Bahiafarma e na área de saúde. Esta participação tem colaborado para que o governo do estado melhore o padrão de atendimento à população. Isso mostra o crescimento e amadurecimento do partido na parte institucional. Precisamos destacar ainda a participação do PCdoB nos movimentos sociais, com a CTB, o movimento juvenil, negro e de mulheres, mostrando que o partido, ao mesmo tempo que se prepara para o processo eleitoral, faz isso articulado com o fortalecimento do movimento social”, avaliou Daniel Almeida.

Eleição e aniversário

Em 2012, o PCdoB se prepara para dois momentos importantes: a festa de 90 anos e as eleições municipais. Em março, deve realizar uma grande celebração nacional para comemorar a data os 90 anos de fundação. Logo em seguida, o partido se volta para assumir o protagonismo na disputa pela prefeitura de centenas de cidades em todo o país, incluindo grandes capitais, como São Paulo, Porto Alegre, São Luís e Salvador.

“Nós da Bahia participaremos das comemorações dos 90 anos do PCdoB. Além de participarmos da programação nacional, também faremos eventos locais para celebrar este que será o momento máximo de exposição das ideias e propostas do partido para o povo brasileiro. Será o momento de mostrar a nossa história e consolidarmos o caminho para o sucesso nas eleições municipais de outubro”, ressaltou o presidente do PCdoB.

De Salvador,
Eliane Costa.