Luciana homenageia pernambucanos no dia do Atleta

Com a maratona de votações que tomou a agenda do Congresso Nacional no fim do período legislativo adiamos a homenagem, mas não esquecemos aqueles que enchem de orgulho Pernambuco e o Brasil.

No último dia 21 de dezembro foi comemorado o Dia do Atleta. Em Pernambuco, especificamente, essa comemoração tem ares de grande festa dada a qualidade dos seus representantes nos jogos oficiais e do grande potencial que guarda em todas as modalidades.

Como exemplo disso, podemos citar os 15 pernambucanos que brilharam nos jogos Pan Americanos. Yane Marques e Priscila Oliveira competiram no Pentlato Moderno. Dani Lins e Jaqueline levaram a bandeira pernambucana para as quadras de vôlei. Nas piscinas Joanna Maranhão e a estreante Etiene Medeiros levantaram a torcida brasileira.

Já nas pistas Keila Costa, no salto triplo; Wagner Domingos, no arremesso de martelo, Cisiane Lopes, Érica Rocha e Fabiane Cristine, na marcha atlética; deram o tom do atletismo. Com a bola Bruno Santana e Samira Rocha compuseram na equipe de handebol. No tênis em dupla Teliana Pereira assegurou a disputa e a goleira Bárbara foi a representante na seleção feminina de futebol. No tatame Katherine Campos completou a diversidade da delegação.

Entre contusões, doenças, dificuldades e muitas medalhas esses atletas se tornaram exemplo e referência para crianças e adolescentes de todo o país. Assim como os, recordistas continentais, Francisco Daniel e Jenifer Martins, dos 1.500m e dos 100m rasos, respectivamente; além de Roseane dos Santos, Felipe Andrews e Ivanildo Vasconcelos que fizeram bonito nos Jogos Parapan-Americanos 2011.

Os resultados desses e de tantos outros atletas pernambucanos refletem a importância de garantir que o esporte seja tratado como política de Estado. Para a deputada Luciana Santos, que foi atleta, investir nessa área só pode trazer ganhos para a sociedade. “Os valores desenvolvidos pela prática esportiva ajudam na construção de uma sociedade menos desigual”, opinou.

Ela acredita que parabenizar os atletas que obtiveram bons resultados é importante, mas é preciso garantir financiamento e estrutura para possibilitar a descoberta de talentos e cultivar o potencial dos esportistas

Fonte Site da Deputada