Iniciado processo de licitação do Parque Rachel de Queiroz
A Comissão Permanente de Execução das Licitações do Município de Fortaleza (CPEL) publicou em seu site, na última semana, o processo de licitação do trecho 6 do Parque Rachel de Queiroz (área verde do bairro Presidente Kennedy) e marcou para o dia 25 de janeiro o recebimento e abertura dos envelopes com as propostas das construtoras.
Publicado 27/12/2011 11:18 | Editado 04/03/2020 16:30
O valor máximo da obra, de acordo com o edital do projeto, é R$ 3.186.845,99 (três milhões, cento e oitenta e seis mil, oitocentos e quarenta e cinco reais e noventa e nove centavos). Ganhará a licitação a empresa que apresentar proposta com menor valor, desde que não seja inferior a 70% do total orçado pela Prefeitura, e que atenda as exigências do edital.
Para a professora universitária e integrante da coordenação do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, Evânia Oliveira, “a licitação significa uma esperança efetiva de que, agora, o Parque sairá do papel e sua implantação possa contribuir para a preservação ambiental com respeito e cuidado à vida animal, vegetal, aquática e a convivência pacífica e saudável da população que vive no entorno dessas áreas. Assim, trará ações de preservação ambiental conjugada com a oferta de segurança pública, saúde e oportunidades de lazer”.
Sobre a ameaça de canalização do riacho Alagadiço/Cachoeirinha, Evânia lembra que "logo que soubemos, o Movimento contestou o projeto e a falta de diálogo sobre essa intervenção alheia aos desejos da população. Fomos democraticamente recebidos na Regional 3 e com intenso diálogo, essa idéia foi modificada. Caso essa intenção de canalizar ainda venha á tona, o movimento continua atento e forte e contestará utilizando todos os mecanismos sócio institucionais e legais para esse fim".
Câmara garantiu recursos
No início de dezembro, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou uma emenda coletiva, proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e assinada por todos os parlamentares, que prevê cerca de R$ 1,6 milhão dos recursos do orçamento do município para a implantação do trecho 6 do Parque. Ao todo são 15 trechos, percorrendo cerca de 12,5 km de extensão ao longo do riacho Alagadiço/Cachoeirinha.
Parque para preservar riacho e áreas verdes
O Parque Rachel de Queiroz é um projeto elaborado no início dos anos 2000, por uma equipe multidisciplinar de profissionais coordenada pelo arquiteto e professor da UFC, José Sales Costa e prevê a preservação do riacho alagadiço/cachoeirinha com suas quatro áreas verdes e a criação de espaços para uso da população. O trabalho foi contratado pela Prefeitura de Fortaleza e concebido a partir de reivindicações e sugestões de moradores da região oeste que, desde os anos de 1980, nos bairros Pici e Henrique Jorge, já cobravam ações para preservar o sítio e a casa onde viveu a escritora Rachel de Queiroz.
Acompanhe a licitação
A sessão da Comissão de Licitação, que vai receber e abrir as propostas da empresas, acontece no dia 25 de janeiro, às 9h30, na sede da CPEL, na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja, centro de Fortaleza. A coordenação do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz informa que vai acompanhar o evento e convida moradores e demais interessados.
A licitação também pode ser acompanhada através do site da Prefeitura, AQUI ! Basta selecionar o órgão (SER III – Secretaria Executiva Regional III) e marcar a opção “Buscar licitações com movimentações nos últimos 30 dias”.
Fonte: Parque Rachel de Queiroz