Sem categoria

Angola prepara eleições livres para 2012, diz presidente

Angola está preparando os mecanismos jurídicos necessários para realizar uma eleição parlamentar bem organizada, transparente e justa no final de 2012, disse o presidente José Eduardo dos Santos na quarta-feira.

Esse será o terceiro pleito na história do país desde o fim do colonialismo português, em 1975, conforme lembrou Dos Santos em um pronunciamento de fim de ano transmitido pelo canal público TPA.

Os partidos angolanos chegaram neste mês a um acordo sobre uma nova lei eleitoral, encerrando meses de negociações sobre quem deveria organizar o pleito.

A Unita, principal partido da oposição, anteriormente acusava o governista MPLA de tentar controlar a eleição ao cercear os poderes e a independência da Comissão Eleitoral Nacional.

Dos Santos, no poder desde 1979, não confirmou se irá comandar o MPLA numa tentativa de se reeleger, mas no mês passado ele sinalizou essa intenção, ao declarar que está disposto a qualquer missão que o partido lhe incumbir.
"Alguns partidos já anunciaram o candidato que irão apoiar para disputar a presidência na eleição, enquanto outros ainda estão por fazer o anúncio, como é natural", disse ele.

Dos Santos no ano passado fortaleceu seu poder com uma nova Constituição que estabelece que o primeiro nome da lista partidária mais votada nas eleições parlamentares se torna o presidente do país, sem a necessidade de uma eleição presidencial direta.

MPLA e Unita travaram uma guerra civil na época da independência do país, que devastou o país e só terminou definitivamente em 2002.

UOL