Publicação reúne documentos do PCdoB/CE

Em 2011, o PCdoB/CE produziu três livretos reunindo os documentos do Partido. O objetivo das publicações é reforçar o debate de ideias dentro do partido durante o processo exitoso de conferência, permitindo aos filiados dar continuidade aos debates mesmo após o encontro estadual.

Após a publicação do o estatuto do partido, em março de 2011; e do documento para debate na conferência, em junho do mesmo ano; o PCdoB do Ceará reúne os documentos aprovados na 20ª Conferência Estadual.

Na resolução "Um Partido Comunista do Brasil capaz de dar conta de sua responsabilidade histórica" constam, além de um breve registro histórico, os desafios e as tarefas do PCdoB no estado. No texto de abertura, o presidente Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), comenta o processo de conferência que mobilizou a militância comunista em todo o estado e destaca os desafios apresentados ao partido para os próximos anos.


A publicação traz ainda o discurso de Patinhas proferido durante a abertura do encontro estadual; o texto redigido e lido pelo dirigente Joan Edesson para a homenagem prestada a ex-presidente do partido no estado, Gilse Consenza, que recebeu a comenda Bergson Gurjão; e as moções aprovadas pelos comunistas cearenses: de solidariedade ao ex-presidente Lula; em homenagem a Chico Passeata; de apoio ao ex-ministro do esporte Orlando Silva e em defesa da Palestina.

Segundo Inácio Carvalho, secretário estadual de comunicação do PCdoB/CE, a ideia de publicar os livros tem o objetivo de reforçar o debate de ideias dentro do partido permitindo que os filiados possam dar continuidade às discussões após a conferência. “A própria resolução, como diz a apresentação, é um guia de ação para filiados e militantes”, reforça.

A tiragem do livreto intitulado "Documentos" é de 3 mil exemplares. “A publicação estará disponível para os interessados nas sedes dos comitês estaduais e nos comitês municipais”, informa Carvalho.

De Fortaleza,
Carolina Campos