20ª Conferencia do PCdoB no Ceará elege novo Comitê Estadual

Um partido político organizado a partir das bases, coeso e socialmente organizado, imerso nas lutas sociais e influente no debate político contemporâneo. Um Partido atuante em um país e em um estado que deram um grande salto de qualidades social e econômica nos últimos anos. As eleições para o Comitê Estadual do PCdoB cearense mostraram que as discussões diárias do partido se fortalecem a cada biênio.

São lutas caracterizadas contra as contradições da civilização capitalista – excludente e tirana em sua essência – e na direção de uma sociedade de inclusão social e de igualdade de direitos. Um partido que segue no rumo certo, com o crescimento político ascendente baseado em um projeto político de nação rumo a uma civilização socialista no século 21. Um Partido que em breve alcançara o número de 6 mil sujeitos políticos com o papel de transformar a sociedade cearense e a nação brasileira.

Com esse amplo panorama, foram anunciados os 63 membros do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no estado do Ceará, eleitos pelos delegados participantes da 20ª Conferência do PCdoB cearense. Foi referendado pela comissão que o presidente do partido, reeleito, será o engenheiro civil Carlos Augusto Diógenes (Patinhas). O vice-presidente será o engenheiro mecânico e analista do Banco Central Luís Carlos Paes. Sônia Maria Pinheiro, administradora e ex-presidenta da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, continuará à frente da diretoria financeira. A Comissão Política do Partido será escolhida dia 03 de dezembro, quando haverá uma primeira reunião do Comitê Estadual após a eleição.

União de gerações

O Senador Inácio Arruda destacou que o entusiasmo de Patinhas com seu novo mandato é imenso e que ele, ao lado de novas e novíssimas lideranças, de todas as idades e gerações, no novo Comitê Estadual, poderão aglutinar a experiência com a força e os desafios da juventude, numa combinação necessária para os enfrentamos do partido. “E é nas mãos dele que está depositada toda confiança de nosso partido. Ele sabe mais do que ninguém distribuir a força de todo o PCdoB”, complementou Inácio.

Desafios para 2011/2013

O Presidente Carlos Augusto Diógenes salientou que o desafio não é somente do Comitê Estadual, mas de todo o partido nos municípios. “Hoje nós podemos dizer que somos um partido de porte médio no estado. Mas nós queremos um partido de porte grande! Com centenas e centenas de lideranças em todo o interior, com interferência na luta diária da sociedade. Um partido forte e estruturado em todos os municípios do Ceará”, ratificou.

Para Patinhas, os comunistas cearenses têm a frente uma grande missão “Nós somos um partido com projeto de nação que só será grande, com todas as suas potencialidades, se ela se transformar numa nação socialista. Nós devemos sair com a convicção que nós, nossa militância e nossos quadros, temos uma grande missão de contribuir com o partido e com o Brasil”. Patinhas destacou que o PCdoB em geral enfrenta duas fases: ou crise, ou crescimento. E que é em geral nestes momentos que a direção tem o papel de mobilizar e fortalecer o partido.

Para o Presidente Estadual do PCdoB no Ceará, durante o crescimento, esses desafios podem até ser maiores. “Foram dois dias de trabalho coletivo de muitas emoções com a Conferência. Começando pelo ato político. Foi homenageada nossa camarada Gilse Cosenza, que teve papel relevante de reconstruir o partido durante o período do Regime Militar, na época mais difícil, durante os anos de 1974 e 1975”, lembrou Patinhas.

Ele comparou o ato como representativo de um partido histórico, que mesmo durante os períodos mais difíceis, durante a época de ditadura militar e do Estado Novo de Getúlio Vargas, enfrentou a repressão e lutou pelas liberdades políticas. Patinhas dirigiu-se à camarada Gilse, importante liderança política do partido no estado e em Minas Gerais: “Gilse, você reestruturou o partido de 1975 até 1991. Uma homenagem e um ato político com as personalidades políticas mais importantes do Ceará é significativo. Cada hora que você vence, cada dia, em Minas Gerais, em seu estado, ou aqui no Ceará, você está contribuindo para o fortalecimento do nosso partido”, enalteceu Patinhas.

“Eu reassumo a direção do partido com a mesma disposição como na primeira vez que assumi-la, de estar ao lado dos nossos parlamentares, nossa militância nos movimentos sociais e sindicais. Vamos eleger o prefeito de Fortaleza, vamos dobrar o número de vereadores, vamos fortalecer a CTB, a UJS”, enfatizou.

Moção a Chico Passeata e ao Povo Palestino

Foi feita uma moção de reconhecimento do PCdoB à trajetória, à militância, à dedicação e à luta ao camarada Chico Passeata, recentemente falecido. Chico fora recentemente homenageado na Conferência Municipal de Fortaleza neste ano e também com um livro intitulado Passeata Literária, com sua história de luta e militância. Foi feita também uma moção à luta do povo Palestino no Oriente Médio.

Vídeo de formação política

Antes do anúncio do novo Comitê Estadual, foi apresentado o vídeo de formação política do Curso do Programa Socialista (CPS) da Fundação Mauricio Grabois, dividido em cinco partes: 500 anos de muita luta; A encruzilhada brasileira; Por que o socialismo?; O novo projeto nacional de desenvolvimento e Ser militante do PCdoB. O vídeo foi exibido e distribuído para cada um dos representantes dos comitês municipais, para a formação política nas cidades cearenses.

Veja abaixo a nova composição do Comitê Estadual

Abel Rodrigues
Ailson Duarte (Dudé)
Ana Angélica
Ana Lúcia
Andrea Oliveira
Arruda Bastos
Augusta Brito
Benedito Bizerril
Bismarck Bastos
Cabo Chico
Carlos Augusto (Patinhas)
Carlos Felipe
Chico Barbeiro
Chico Lopes
Daniele Nóbrega
Dr. Humberto
Edson Brandão
Eduardo Arrais
Eliana Gomes
Eugênio Bessa
Flávio Vinicius
Francileuda Rodrigues
Francinet Cunha
Gabriel Rochinha
George Valentim
Gilvan Paiva
Gorete Soares
Helena Serra Azul
Hélio Leitão
Ieda Nobre Castro
Inácio Arruda
Inácio Carvalho
Ivo Braga
Joan Edesson
João Ananias
José Rubens (Rubão)
José Simão
Livanildo de Oliveira
Livia Menezes
Luciano Simplicio
Luis Carlos Paes
Lula Morais
Marcos Nunes
Maria Aparecida (Cida)
Maria Pereira
Mariano Freitas
Marta Brandão
Messias Pontes
Nagibe Nunes
Nagyla Drumond
Neide Freitas
Professor Antonio
Professor Aurelio
Rudiney de Souza
Samuel Alencar
Sonia Pinheiro
Teresinha Braga
Tereza Pereira
Tereza Simão
Valdivino Neto
Vicente Rodrigues
Viviane Rodrigues
Wilson Mariano

De Fortaleza,
Átila Bezerra