PCdoB vai levar o bloco dos comunistas para a Lavagem do Bonfim

O PCdoB está finalizando os preparativos levar o bloco comunista para a Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (12/1), em Salvador. Bote fé em Salvador será o tema impresso nas camisas dos militantes e amigos que seguirão a banda do partido durante os 8km que separam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada. Parlamentares e outras lideranças políticas também devem se juntar ao bloco, que costuma ser um dos mais animados do percurso.

O presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida; a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Salvador, Alice Portugal; o deputado estadual Álvaro Gomes e as vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana estão entre as lideranças comunistas que já confirmaram presença no bloco, que será animado por uma banda de percussão.

A irreverência e o protesto político devem marcar o bloco comunista, que aproveitará a oportunidade para denunciar os problemas da cidade e cobrar a solução do prefeito João Henrique, apontado no fim de dezembro como o prefeito com a pior avaliação entre os gestores das principais capitais brasileiras. O PCdoB convocará ainda a população a se manifestar contra as alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), cuja tramitação foi suspensa pela Justiça, mas que ainda assim, foram aprovadas por 31 vereadores como parte da Lei do Ordenamento do Uso do Solo (LOUS), em uma manobra lamentável da bancada governista.

“O PCdoB vai participar da Lavagem do Bonfim com a sua militância aguerrida, alegre e disposta. Vamos manter a tradição de nas festas populares fazermos os protestos políticos, que nós achamos convenientes para o momento. Este ano, os comunistas vão levar para as ruas da Cidade Baixa os protestos contra o prefeito João Henrique, que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas pela segunda vez consecutiva e que, no final do ano promoveu, junto com a sua bancada de vereadores, uma enxurrada de irregularidades e infrações ao regimento interno da Câmara”, afirmou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

Segundo Galindo o PCdoB tem o entendimento de que o prefeito João Henrique governa para uma pequena minoria da cidade, representada pelas grandes construtoras e a especulação imobiliária. “Nós não concordamos com este tipo de gestão. No Bonfim, o PCdoB vai levar sua pré-candidata, Alice Portuga, e vai distribuir uma nota pública condenando a forma, método e conteúdo do que aconteceu no dia 29 de dezembro na Câmara Municipal”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa.