SAMU cadastra voluntários para ajudar vítimas das chuvas

O cadastramento é a título de reserva para caso haja necessidade, os voluntários sejam deslocados

Por solicitação do Ministério da Saúde, a Coordenação Estadual do SAMU no Piauí deu início neste fim de semana ao cadastramento voluntário de profissionais para ajudar no socorro às vitimas das chuvas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

“Conforme temos visto no noticiário e, devido ao grande número de pessoas precisando de ajuda, em todos os sentidos, o Ministério da Saúde está realizando o cadastramento de voluntários do SAMU para ajudar no socorro às vítimas”, afirma Christianne Leal, Coordenadora Geral do SAMU/PI.

Segundo ela, o cadastramento é a título de reserva para caso haja necessidade, os voluntários sejam deslocados para os estados afetados.

Os profissionais devem preencher uma ficha contendo nome completo, profissão, lotação, número de celular, CPF, dentre outros dados pessoais.

Segundo Isabelle Mendes, coordenadora geral de Urgência e Emergência do MS, os profissionais do Piauí, caso seja necessário, irão somar esforços junto a Força Nacional do SUS aos Estados que estão enfrentando as enchentes.

O cadastro deve ser finalizado já nesta segunda-feira (09) em virtude da urgência à ajuda nos três estados.

Só em Minas Gerais, 103 cidades já decretaram situação de emergência, desde o início do período chuvoso. Doze pessoas já morreram no estado. No Espirito Santos já são mais de 2.000 desalojados.