O boneco gigante Homem da Meia Noite completa 80 anos

Conhecido e adorado pelos amantes da folia de momo, o Homem da meia noite – entre os bonecos gigantes mais famosos de Olinda – está completando 80 anos em 2012. Fundado no dia 02 de fevereiro de 1932, o boneco que virou bloco é resultado de uma dissidência dos diretores da troça Cariri de Olinda

História– Não se sabe ao certo os motivos do nome dado, e algumas versões circundam estas histórias. A 1ª conta que Luciano Anacleto de Queiroz, um dos fundadores, era um apaixonado pela sétima arte e decidiu homenagear o filme “O ladrão da meia noite”, história de um ladrão de classe, que saía de um relógio sempre a meia-noite causando pânico na cidade.

A outra história seria que outro fundador, Benedito Bernardino – autor do hino oficial da troça -, tinha costume de ficar na rua até tarde compondo suas canções e, perto de casa, observara um homem que sempre passava à meia noite, descobrindo em seguida que ele pulava as janelas das donzelas para namorá-las. Decidiu homenagear o Don Juan de Olinda.

Misticismos à parte, já tem um tempo que o Homem da Meia Noite deixou de ser apenas uma troça carnavalesca e se tornou instituição reconhecida, que presta serviços à comunidade. Atualmente desenvolve um trabalho com cerca de 50 crianças em seu projeto social, onde são ministradas aulas de cidadania, dança popular, artes, teatro, música, oficina de carnaval e áudio e vídeo.

Em 2005, tornou-se Ponto de Cultura Nacional;em 2006, eleito símbolo da primeira capital brasileira da cultura e proclamado Patrimônio Vivo de Pernambuco e em 2012, o grande homenageado do carnaval de Olinda nos 100 anos do frevo.



Programação

2012 é um ano que promete muitas comemorações para o gigante, que conta com uma programação que vai de entrega de prêmio, bolo de aniversário à três saídas no carnaval, duas a mais que a tradicional festa da meia-noite do sábado de Zé Pereira.

A largada será no dia 21 de janeiro, com a entrega do prêmio Gigante Cultural, que acontece há seis anos e homenageia personalidades e empresas envolvidas com a defesa da cultura. No dia 2 de fevereiro, dia em que completa 80 anos, a calunga vai ganhar uma grande festa, com direito a bolo gigante, na sede do clube, na Rua do Bonsucesso, em Olinda.

O tema desse ano é “O espetáculo não pode parar“, uma referência não somente ao circo, que está presente nos carros alegóricos, como ao próprio clube. O grande homenageado será o escritor pernambucano Ariano Suassuna, por sua defesa da cultura do Estado.

Com informações de: www.g1.com.br/pernambuco e www.homemdameianoite.com  – A magia de querer mudar