Sem categoria

Síria anistia opositores a governo; Rússia saúda iniciativa

A Rússia saudou nesta terça (17) a anistia geral de pessoas envolvidas, na maioria, em protestos da oposição, como um um gesto de boa vontade do governo sírio e como parte do processo de reformas internas pelas quais passa o país em direção ao atendimento das demandas populares e políticas.

A anistia soma-se a outras medidas similares postas em prática por Damasco, destacam fontes da Chancelaria russa.

Desde novembro ´de 2011, quando o governo sírio se pronunciou por decreto o perdão geral, algo que o presidente Bashar Al Assad ratificou recentemente, foram libertas 3.952 pessoas, conforme noticiaram os jornais da capital síria.

No entanto, a mais recente anistia possui um caráter verdadeiramente massivo e contempla pessoas envolvidas nos acontecimentos na nação do Oriente Médio de março de 2011 até o mês em curso, reconheceram as citadas fontes.

A medida de reconciliação e busca de uma solução pacífica a um conflito interno foi criticada em Washington, que conclamou os sírios a rejeitarem o referido perdão e manter a oposição, inclusive a armada, contra as autoridades de Damasco.

A Rússia apresentou na segunda (16) um novo rascunho de resolução sobre a Síria no Conselho de Segurança da ONU, destaca a imprensa de Damasco.

Como ratificam fontes do Ministério russo do Exterior, Moscou mantém a essência do citado documento, ao pedir o fim de toda violência na Síria — incluída a de grupos armados que recebem fornecimentos bélicos do Ocidente — e a recusar a ingerência externa.

O Governo sírio denuncia em todo momento as ações terroristas dos mencionados grupos armados, incluídos os atentados com dinamites das últimas semanas, bem como a forte campanha midiática para manipular a realidade nesse país.

Fonte: Prensa Latina