Convênio viabiliza linha 2 do metrô de Salvador

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) considera que é um ganho para Salvador a assinatura, tantas vezes adiada, do convênio que define o projeto de mobilidade urbana para a capital baiana.

Depois de várias rodadas de negociações entre a prefeitura de Salvador e o governo do Estado, enfim, o acordo foi concretizado, na tarde desta sexta-feira (20), no Palácio Thomé de Souza. O convênio foi assinado entre o governador Jaques Wagner, o prefeito de Salvador em exercício, Edvaldo Brito e a prefeita de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, Moema Gramacho.

Para Alice Portugal, que é pré-candidata a prefeita de Salvador, a assinatura do convênio entre o governo estadual e dos dois municípios, marca a abertura da temporada de consulta pública para a realização de uma obra que servirá ao povo de Salvador e de toda a Bahia.

A população de Salvador sofre com a falta de transporte de massa e da implantação de um projeto de mobilidade urbana que supere o trânsito caótico, devido a grande quantidade de veículos, além de enfrentar ônibus superlotados.

O sistema integrado intermunicipal de transporte, prevê inicialmente a implantação da linha 2 do metrô, ligando o Acesso Norte, em Salvador, ao município de Lauro de Freitas, passando por toda a Avenida Paralela, além da implantação das vias.

“A cidade cresceu, multiplicou sua frota de automóveis e há muito tempo, nutre a esperança de ver concretizado um transporte de massas, seguro e digno. Com a iniciativa do governador Wagner supre-se agora a longa espera, produzida pela inépcia de outros gestores' , declarou a deputada.