Sem categoria

OAB São José dos Campos desmente mortes no Pinheirinho

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos desmentiu a informação dada ontem (23), por um de seus membros, o advogado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Aristeu César Pinto Neto, de que teriam ocorrido mortes durante a ação da Polícia Militar (PM) na reintegração de posse do bairro Pinheirinho, no município que fica a 97 quilômetros da capital paulista.

"Ele não está autorizado a dar declarações em nome da OAB de São José dos Campos. Não temos nenhum fato que nos confirme a informação", declarou ao Vermelho, o presidente da Subeção de São José dos Campos da OAB, Julio Aparecido Costa Rocha.

Aristeu César concedeu uma entrevista à TV Brasil, onde afirmou que “havia mortos, inclusive crianças”, por conta da violência policial no Pinheirinho. Hoje, ele concedeu nova entrevista à imprensa e retificou o fato.

Ele disse que deu uma entrevista no calor do momento da ocupação, quando muitas histórias circulavam sobre assassinatos e desaparecimentos. Aristeu, que é advogado de alguns moradores do Pinheirinho, afirmou que entrevista foi concedida em um contexto de defesa dos direitos humanos, e, portanto, não se arrepende de ter dado a declaração.

A OAB fez uma apuração mais aprofundada e constatou que até o presente momento não há confirmação de vítimas. "Estamos no Pinheirinho, agora, dentro de um caminhão da polícia, para acompanhar a retirada dos pertences dos desabrigados e checar em que condições está sendo feita. Até o momento, está tudo dentro da legalidade", afirmou Julio Aparecido.

Ainda de acordo com a entidade, as pessoas que estão desaparecidas aos poucos estão encontrando seus parentes, que ficaram sem contato no momento da dispersão, quando cada um foi para um lugar, sem pertences e sem celulares, inclusive.

da redação do Vermelho