Sem categoria

UEE-SP divulga nota em solidariedade aos moradores de Pinheirinho

A União Estadual dos Estudantes em São Paulo (UEE-SP) divulgou nota em solidariedade aos moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), que sofreram reintegração de posse na manhã de ontem (22). A entidade questiona a quem interessa ação policial agressiva, tendo em vista uma intervenção da Justiça Federal? Confira texto na íntegra.

Nota da UEE-SP sobre violência policial no Pinheirinho

Mais uma vez, a tropa de choque da polícia militar do estado de São Paulo é protagonista de grande truculência e violência. Já se tornou rotina a tradicional foto dos policias nas capas dos jornais com escudos e armas em punho marchando e disparando bombas contra a população. Foi assim em ações na USP, na chamada “cracolândia” no centro da cidade e, agora, na retirada de moradores da região de Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior do Estado.

A União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) manifesta a sua total solidariedade aos moradores de Pinheirinho e vem a público repudiar e questionar a ação da PM ocorrida neste domingo, dia 22 de janeiro, envolvendo um aparato de filme, com 2 mil policiais, um carro blindado, 150 veículos e dois helicópteros. Cenas de um filme real que a população de São Paulo tem vivenciado constantemente.

Pinheirinho é um terreno que pertencia à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas. Foi ocupado há quase 10 anos e hoje vivem lá 1.600 famílias. De região abandonada pelo poder público, ganhou vida própria com comércios e mais de 5 mil moradores. É inadmissível que tanto tempo depois o governo queria resolver um complexo e sensível impasse judicial desse porte à base da força policial.

A conta que para nós não fecha é: a quem interessa essa ação policial agressiva nesse momento, com essa rapidez, realizada às 6h, já que uma liminar na Justiça do último dia 13 de janeiro havia impedido a reintegração de posse e, neste domingo, uma decisão do juiz federal de plantão, Samuel de Castro Barbosa Melo, pedia a suspensão da ação? Além disso, o Ministério Público Federal acompanha o caso e move uma ação contra a prefeitura local, que teria sido omissa no caso nos últimos sete anos. Mesmo assim, o juiz estadual estadual Rodrigo Capez manteve a reintegração e a ação policial.

Naji Nahas já foi acusado de diversos crimes no mercado financeiro. Já o povo de Pinheirinho é o exemplo do brasileiro trabalhador que encontra nas maiores adversidades a saída para a crise. É o povo que transforma um terreno vazio em um bairro com vida própria. A UEE-SP está do lado do povo de Pinheirinho e se solidariza com todos os moradores da região e cobra explicações do poder público para o ocorrido. Não podemos aceitar que o uso da tropa de choque se torne uma banalidade corriqueira em nossa sociedade.

União Estadual dos Estudantes de São Paulo – UEE-SP