Sem categoria

CNJ presta contas de atividades em 2011

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que esteve no centro de polêmicas no ano passado, vai avaliar e votar o Relatório Anual de Atividades na sessão extraordinária a ser realizada nesta quinta-feira (26). O Relatório Anual retrata a situação do Judiciário no país, como também faz uma espécie de prestação de contas das atividades do CNJ ao longo do ano.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) limitou a atuação do Conselho na apuração de supostas irregularidades cometidas por juízes, o que produziu muita polêmica e reação. E, no final do ano, o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, apontou irregularidades em movimentações financeiras atípicas feitas em 2002 no âmbito daquela corte.

O relatório do CNJ, após aprovado, será enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, para ser incluído na mensagem dirigida ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo na próxima quinta-feira (2).

Pela primeira vez, o documento – que, impresso, teria aproximadamente 200 páginas – será produzido apenas em formato eletrônico e estará disponível para download na página oficial do CNJ.

“A ideia é que a leitura do documento seja mais agradável e mais informativa. Fotos, infográficos e hiperlinks direcionarão o leitor aos temas e programas específicos”, diz Fabiano de Andrade Lima, diretor do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ.

Para facilitar a pesquisa e a leitura dos dados, os textos serão dispostos em forma de revista eletrônica. O documento será disponibilizado para os tribunais do país, para órgãos e entidades dos três poderes e para a sociedade civil.

De Brasília
Com informações da Agência CNJ de Notícias