Netinho e Jamil acompanham visita de Aldo Rebeldo ao Itaquerão 

O vereador Netinho de Paula acompanhou, nesta segunda, dia 30 de janeiro, a primeira visita do ministro do Esporte e seu colega de partido (PCdoB), Aldo Rebelo, às obras do estádio do Corinthians, em Itaquera (Zona Leste de São Paulo), que sediará a abertura da Copa 2014. O ministro Rebelo mostrou-se satisfeito com o andamento das obras.

Estádio Corinthians

"Esta é a primeira visita que faço aqui e pela apresentação que fizeram está tudo dentro do cronograma. Mais do que uma obra para o clube, ela representa muito para o Brasil e para a cidade de São Paulo, que tem aqui três dos maiores clubes do País. O cronograma é compatível com o roteiro da obra", afirmou . Segundo a Odebrecht, responsável pelo empreendimento, as obras já avançaram 25% desde seu início, em junho. O estádio, que tem previsão de entrega para dezembro de 2013, conta com 1.180 operários trabalhando em três turnos em sua construção e 124 máquinas.

Para Netinho, um dos primeiros incentivadores do projeto, foi um momento especial. “Tenho orgulho de ter participado do processo que possibilitou a construção deste estádio. Itaquera está se transformando num vetor de desenvolvimento para a Zona Leste e para São Paulo“, ressalta o vereador.

Apenas para a abertura da Copa, estima-se que os turistas estrangeiros gastarão R$ 1,2 bilhão, além dos ganhos futuros decorrentes da visibilidade após o evento. Estudos estimam que a abertura da Copa 2014 em Itaquera tem um potencial de cerca de R$ 30,7 bilhões em impactos econômicos para a cidade ao longo dos 10 anos. Somente a construção do estádio deve gerar 6 mil empregos diretos e indiretos e, depois de pronto, deve criar mais 1,5 mil postos permanentes de trabalho

“Mais de 4 milhões de habitantes vivem na Zona Leste, é a região mais populosa da capital. Se fosse uma cidade, seria a terceira maior do país. Mas a Zona Leste registra a pior renda familiar e a menor concentração de atividade econômica e responde por apenas 6% da geração de riqueza do município. É um grande momento para criar mais postos de trabalho e oportunidades para a população, melhorar a infraestrutura e os serviços e impulsionar o desenvolvimento da região e da cidade”, afirma Netinho.

Com baixa oferta de emprego, não há postos de trabalho suficientes e de qualidade para atender à procura da região. Na Cidade Tiradentes, por exemplo, em 2011, havia apenas 3.400 vagas formais para uma população de 188 mil pessoas. Na Penha, 47 mil vagas e quase 500 mil habitantes. Guaianases, que abriga 2,5% da população da Capital, só detinha 0,6% dos empregos na indústria, comércio e serviços. A falta de vagas obriga o trabalhador a cruzar a cidade em busca de emprego.

A construção do estádio conta com o Programa Acreditar de qualificação de mão de obra, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, que oferece cursos gratuitos para homens e mulheres maiores de 18 anos, priorizando os participantes do programa Bolsa Família. Os aprovados no curso recebem certificado do SENAI. Segundo informações da Odebrecht, foram formadas 150 pessoas e estão sendo capacitadas outras 150 para trabalharem nas obras através do programa Acreditar. Além disso, há 16 funcionários na área administrativa que fazem parte do Programa de Inserção de Pessoas com Necessidades Especiais e 80 operários sendo alfabetizados.

A obra terá um valor total de investimento de 820 milhões, dos quais 400 milhões vêm do BNDES e 420 milhões de Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo.

Participaram da visita, entre outros, o prefeito Gilberto Kassab, o secretário de Articulação da Copa em São Paulo, Gilmar Tadeu, o deputado federal, relator da Lei da Copa, Vicente Cândido (PT-SP), os deputados estaduais Leci Brandão e Pedro Bigardi (PCdoB-SP), o vereador Jamil Murad (PCdoB-SP), o secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad, e o ex-presidente do Corinthians e diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez.

Fonte: Portal do vereador Netinho de Paula