Piauí vai executar 1.400 operações do Crédito Fundiário

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, serão investidos R$ 75 milhões.

Reunião Karnak - Kalberto Rodrigues/PK
O Governo do Piauí pretende executar 1.400 operações do programa de Crédito Fundiário no primeiro semestre de 2012. Essa é uma das metas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural apresentadas durante reunião de metas no Palácio de Karnak, nesta terça-feira (31). Dentro do programa Gestão por Resultados, implantado na administração pública estadual em 2011, a SDR faz parte da dimensão Desenvolvimento Econômico.

A meta para a contratação de operações do Crédito Fundiário é audaciosa e pretende beneficiar 600 famílias de agricultores familiares através da linha Consolidação da Agricultura Familiar, e outras 800 através da linha Combate à Pobreza Rural. Ao todo, deverão ser investidos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, R$ 75 milhões na estruturação de comunidades rurais, como assentamentos.

Ainda entre as metas da SDR estão o incentivo à inclusão produtiva rural através de programas como o Compre Direta Local da Agricultura Familiar e o apoio a Arranjos Produtivos Locais, como o da cajucultura, e o incremento do programa de distribuição de sementes a pequenos produtores.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico também tem entre suas metas pára o primeiro semestre o apoio a APLs, como o da Opala, em Pedro II, e o fomento ao empreendedorismo. A atração de grandes investimentos também é meta da Sedet, através da realização de eventos e parcerias com entidades do setor empresarial, como Federação das Indústrias do Piauí e o Sistema S.

Também faz parte da dimensão Desenvolvimento Econômico a Agência de Defesa Agropecuária, que, nesse primeiro semestre, deverá intensificar ações na área de vigilância animal, realizando ações como a campanha de vacina contra febre aftosa no rebanho bovino, e no controle de pragas agrícolas.

CCOM