Sem categoria

PT revê acordo de rodízio e elege novo líder no Senado

O senador Walter Pinheiro (BA) é o novo líder da bancada do PT no Senado. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (1º), ao final da reunião de senadores petistas. A reunião também decidiu manter a senadora Marta Suplicy (PT-SP) na vice-presidência da Casa. No início do ano passado, ficou acertado que Marta dividiria o cargo com o senador José Pimentel (PT-CE) , cabendo a cada um cumprir um ano do mandato como vice-presidente do Senado.

Marta rechaçou a afirmação de que teria negociado sua permanência na vice-presidência em troca da participação na campanha de Haddad. "Nunca pensei em negociar (o cargo), sempre estive (engajada na campanha)", protestou. Ela observou que a campanha ainda não começou oficialmente e, quando for o momento, vai se fazer mais presente. "É uma cobrança prematura, sempre fui um soldado do partido", afirmou.

O presidente do PT, Rui Falcão, que participou da reunião, reafirmou que a senadora nunca colocou em dúvida sua colaboração com a campanha de Haddad. “Não há condição nem imposição nem dúvida nenhuma da participação da companheira Marta (na campanha de Haddad)", enfatizou o dirigente petista.

"Só o fato de ela renunciar à candidatura já é uma demonstração de completo envolvimento na campanha de Haddad", acrescentou o novo líder, Walter Pinheiro.

O rodízio acertado pela bancada do PT incluia as presidências das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Direitos Humanos. Na CAE, Eduardo Suplicy (PT-SP) sucederia a Delcídio Amaral (PT-MS) na presidência. E Ana Rita (PT-ES) assumiria a cadeira de Paulo Paim (PT-RS) nos Direitos Humanos. Esse acordo foi também revisto. Segundo um integrante da bancada, ninguém desejava assumir um cargo respondendo a processo por quebra de decoro no STF.

Antes da reunião, o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), ameaçava recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade do rodízio petista no comando do
Senado. A Constituição Federal e o regimento interno fixam mandatos de dois anos na Mesa Diretora do Senado e na presidência das comissões.

Walter Pinheiro foi eleito com a unanimidade de votos, no lugar de Humberto Costa (PT-PE). O senador Wellington Dias (PT-PI) renunciou à disputa com Pinheiro para evitar o desgaste da divisão da bancada. O novo líder se elegeu senador em 2010 com 3.630.944 votos, sendo o mais votado na Bahia. No ano passado, atuou como relator do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2016. Ele também relatou a Lei de Acesso à Informação e a regulamentação da TV por assinatura.

De Brasília
Com agências