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Mostra de cinema venezuelano começa nesta quinta em Brasília

Com o objetivo de divulgar a produção audiovisual da Venezuela para o público brasileiro, a Embaixada da República Bolivariana da Venezuela, em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, promove a Mostra de Cinema Venezuelano "1 Curta 1 Longa", de 2 a 5 de fevereiro, no auditório do Museu Nacional da República, em Brasília.

Imagem de cartaz do curta 'Postales de Leningrado', em exibição nesta quinta

Na ocasião, serão apresentadas 11 produções venezuelanas, entre curtas e longa-metragens, que demonstram o desenvolvimento do cinema como parte da política cultural da Venezuela. A maioria dos filmes são produções e co-produções da produtora estatal Villa Del Cine (Vila do Cinema).

Ligada ao Ministério do Poder Popular para a Cultura, Villa Del Cine é o órgão responsável pelo fomento do cinema nacional autêntico, artístico e de baixo orçamento da Venezuela. O adido cultural da Embaixada, Amaru Villegas, destaca que a Venezuela vive hoje um momento de crescimento da produção cinematográfica que, desde 2006, ano de criação da produtora estatal, mantém uma média de 14 filmes por ano.

"A ocasião é propícia para divulgar parte do nosso acervo cultural para o Brasil. Para nós é uma honra contar com a participação do público brasiliense nesta atividade cultural que aproxima ainda mais os nossos povos e culturas", afirmou o adido.

Villegas destaca ainda que, no último dia 28, foi comemorado o Dia Nacional do Cinema Venezuelano. Na data, completaram-se 112 anos desde que uma obra cinematográfica venezuelana foi projetada pela primeira vez.

A Mostra faz parte da programação do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília. Esta iniciativa é a primeira de uma série de atividades culturais da Embaixada da Venezuela para 2012, em parceria com a Secretaria de Cultura.

Serviço

Mostra de Cinema Venezuelano 1 Curta 1 Longa
Local: auditório do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Data: de 2 a 5 de fevereiro
Realização: Embaixada da Venezuela e Secretaria de Cultura do GDF
Entrada Franca

Programação e sinopses

Dia 02 de fevereiro – às 19:30

Adan y Eva
Formato: Curta-metragem
Direção: Laura Muñoz
2007
+12

Postales de Leningrado
Formato: Longa-metragem / Ficção
Direção: Mariana Rondón
2007
+12

Durante o levante armado da esquerda dos anos 60, na Venezuela, uma jovem guerrilheira da à luz na clandestinidade. A surpresa é que a filha é a primeira criança nascida no dia das mães e sua fotografia aparece nos jornais. Desde esse dia elas têm que fugir.

Costumes, esconderijos e nomes falsos são o cotidiano da criança que narra a história. Junto ao seu primo Teo, reinventam as aventuras de seus pais guerrilheiros, construindo um labirinto fantástico de super-heróis e estratégias ao redor da subversão armada, onde nunca se sabe onde começa a realidade, ou a loucura.

Dia 3 de fevereiro – às 19:30
3 Hijos y un vestido
Formato: Curta-metragem / Ficção
Direção: Fabiola Fernández
2007
+12

Macuro
Formato: Longa-metragem
+12
Direção: Hernán Jabes
2008

Macuro, a força do povo, conta a história de uma comunidade pesqueira no Oriente da Venezuela, afetada pelas falhas elétricas. Frente a essa falta de energia elétrica, a comunidade decide pedir ajuda a uma usina de cimento que tem uma planta geradora de eletricidade. A negligente resposta da usina motiva os moradores a tomarem medidas inesperadas, gerando uma rebelião com importantes conseqüências individuais e coletivas.

Dia 4 de fevereiro – às 17h

El Silencio de los Sapos
Formato: Curta-metragem / Ficção
Direção: Claudia Pinto
2006
+12

Bloques
Formato: Longa-metragem / Ficção
Direção: Co-direção de Alfredo Hueck e Carlos Caridad Montero
2008
+12

Duas histórias:
No Bloco 1, acontece a história de Manuel, um homem solitário e triste, cuja atitude o afasta de todos e de tudo, mesmo de seu próprio filho. No meio da rotina e do álcool surge uma esperança de um novo amor. É assim que Norma, atendente de um boteco, entra na sua vida sem perceber.
No Bloco 2, mudou-se a família Aristigueta, família venezuelana de classe alta que, por erros do pai, cai em desgraça econômica. Alejandra, a mais velha dos dois filhos mora em Nova Iorque há alguns anos, ignorando a realidade da família na Venezuela. Para Alejandra, a viagem de volta à Venezuela se torna um encontro com ela própria. Na Venezuela, Alejandra percebe que sua família se desfaz e decide assumir o controle da situação.

El Café de Lupe

Formato: Curta-metragem / Ficção
Direção: Mariana Fuentes
+12

La Clase
Formato: Longa-metragem / Ficção
Direção: José Antonio Varela
2007
+12

Tita é uma jovem promessa do violino que mora em uma favela de Caracas. Sua maior satisfação é fazer parte de uma orquestra sinfônica, mas sua permanência na orquestra está em perigo: sua família e a favela não são compatíveis com a vida de uma musicista. Tita tem a oportunidade de fugir a um mundo novo, diferente ao que ela conheceu, mas o destino de um país a leva a uma encruzilhada definitiva.

Todo lo que sube
Formato: Curta-metragem / Ficção / Comédia
Direção: Miguel Ferrari
2008
+12

Libertador Morales, El Justiciero
Formato: Longa-metragem / Ficção
+12
Direção: Efterpi Charalambidis
2009

Durante o dia, Libertador Morales é um correto moto-taxista de Caracas, aficionado ao respeito das normas cidadãs e das frases célebres de Simón Bolívar. Apaixonado pela Daisy, uma jovem recepcionista, mãe solteira de uma criança com problemas de saúde, esforça-se por reconstruir sua vida amorosa. Durante a noite, Morales veste roupas negras e usa uma moto veloz transformando-se no Justiceiro, acossando a um bando de ladrões da sua comunidade. Tudo se complica quando Libertador captura um bandido e descobre sua identidade, levando-se uma grande surpresa.

Dia 5 de fevereiro – às 17h
1,2 y 3 mujeres
Formato: Longa-metragem
Direção: Co-dirigido por Adrea Herrera, Anabel Rodríguez e Andrea Ríos
+12
2008

1,2 e 3 mulheres aborda o tema da mulher e sua relação com o entorno social e geográfico desde diferentes perspectivas e propostas estéticas, através das histórias de Eloína, Rosario e Gregoria. Eloína mostra a grandeza e o valor de assumir determinadas posições no papel de mãe. Rosario deixa a experiência da candidez à mulher no contexto da solidão, e Gregoria mostra a debilidade versus a fortaleza e o impulso na tomada de decisões para garantir uma estabilidade emocional.