PCdoB desfila com a militância na festa para Iemanjá

O PCdoB manteve a tradição e participou de forma organizada da festa em homenagem a Iemanjá, realizada nesta quinta-feira (2/2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Os comunistas desfilaram pelas ruas, animados por uma banda de percussão e fizeram uma parada no caramachão dos pescadores, onde três baianas acompanharam a pré-candidata a prefeita de Salvador e deputada federal, Alice Portugal, na entrega do balaio com presentes para a Rainha do Mar.

As ruas do Rio Vermelho ficaram lotadas de baianos e turistas, que fizeram uma grande fila para entregar os presentes que os pescadores levam para alto mar no final da tarde, como forma de agradecer e pedir proteção a Iemanjá. Entre os itens mais oferecidos estão flores, perfumes e pentes. Todos os anos, os pescadores oferecem também um grande presente à Rainha das Águas. Em 2012, eles levarão uma grande concha de resina com a sua imagem cravada e 40 pérolas dentro, simbolizando os 40 artistas plásticos que participaram da produção da peça.

Para os pescadores, a festa de Iemanjá é uma garantia de boa pescaria. “A festa dá sorte para gente, o mar fica com muito peixe. A gente pede proteção para 2012”, explicou Branco, presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, que organiza o evento.

O 2 de Fevereiro é também uma das festas populares mais tradicionais de Salvador e conta sempre com a participação do PCdoB. “O PCdoB tem esta identidade. Se confunde com a cultura, a religiosidade e com as manifestações sociais que Salvador sempre procurou fortalecer, reconhecer e respeitar. Esta é uma festa assim, da diversidade, do povo. E todo mundo aqui comparece, e o PCdoB se associa a isso, com expectativa e esperança que neste ano, que é ano eleitoral, a gente consiga dar as respostas que Salvador exige a muito tempo”, disse o presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida.

Já bastante animado, o bloco comunista recebeu este ano o importante reforço do ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo Haroldo LIma. “Eu vim aqui para homenagear Iemanjá, que uma das Orixás do candomblé, que é uma das mais importantes manifestações religiosas do Brasil e também para levantar a bandeira de Alice Portugal para prefeita desta cidade. Alice é uma grande baiana, é uma combativa guerreira que está aqui entre nós e junto com este povo todo que está aqui conversando e se irmanando na festa de Iemanjá, nós precisamos dizer que Salvador precisa estar um passo à frente, quando o Brasil está dando um passo à frente , seja com Lula ou com Dilma, Salvador precisa dar um passo a frente agora, com Alice Portugal”, declarou.

Sempre muito saudada pelas pessoas nas ruas, Alice Portugal era uma das mais animadas no bloco do PCdoB e seguiu à frente dos comunistas, juntamente com a vereadora Olívia Santana e outras lideranças. Depois de levar os presentes para Iemanjá, a deputada comemorou a excelente receptividade da população à sua pré-candidatura.

“Foi melhor que no Bonfim, porque ao tempo que vai se consolidando o processo de pré-candidatura, que a cidade vai tomando conhecimento, o apoio cresce. Hoje estamos aqui saudando Iemanjá, em uma solenidade religiosa e cultural da cidade e ao mesmo tempo, saudando e conclamando o povo para tirar Salvador do caos. Que é de onde Salvador precisa ser resgatada, lamentavelmente. Inclusive estes dias, o prefeito abandonou o navio, como fez o comandante italiano. Abandonou a nau e a cidade está a deriva. Por isso, estamos diretamente nos relacionando com a população da cidade, mobilizando para resgata-la para um tempo de melhor qualidade de vida em Salvador”, ressaltou Alice.

O crescimento do apoio à pré-candidatura de Alice também foi comemorada pelo secretário de Comunicação do PCdoB em Salvador, Emanoel Souza. “O entusiasmo da militância está crescendo e esta festa e o Bonfim demonstram que a militância quer uma candidatura em Salvador. Temos uma candidatura viável e é isto que está mobilizando, não apenas os militantes comunistas, mas amigos e diversos setores a marcharem conosco no Bonfim e agora na Festa de Iemanjá”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa.