PCdoB se prepara para a Festa de Iemanjá em Salvador

O PCdoB está organizando a militância para participar da Feste de Iemanjá, que acontece nesta quinta-feira (2/2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Os comunistas vão se concentrar em frente às quadras, a partir das 9h, e vão desfilar pelo circuito da festa, animados por banda de percussão e um grupo de samba. À frente do bloco estará a pré-candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador e deputada federal, Alice Portugal, que entregará um balaio com presentes para Iemanjá.

A parada no barracão das oferendas será o ponto alto do desfile dos comunistas, que costumam se destacar pela animação dos eventos em que participam. “O PCdoB tem a longa tradição de participar das festas populares de Salvador. É o momento em que a militância leva sua mensagem, suas bandeiras e ideias. Este ano levaremos também nossa pré-candidata à prefeita, Alice Portugal”, ressaltou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, acrescentando que o partido é o único, até o momento, a desfilar de forma organizada na Festa de Iemanjá.

A ideia é reunir um grande número de militantes já a partir das 9h, quando começa a concentração. O bloco deve sair em direção ao Mercado do Peixe, fazendo paradas estratégicas para saudar baianos e turistas que prestigiam a festa.


A festa

Uma das manifestações populares mais bonitas da Bahia, a Festa de Iemanjá atrai uma multidão às praias do Rio Vermelho, na orla de Salvador, no dia 2 de fevereiro. A festa começou em 1923, quando houve uma diminuição no pescado da vila de pescadores do Rio Vermelho. Tentando buscar ajuda na Mãe D'Água, Iemanjá, saíram a 2 de fevereiro para ofertar presentes à deusa. Ano após ano os pescadores repetem essa cerimônia.

Hoje em dia as homenagens a Iemanjá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocando as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão atirados ao mar. Esses balaios são levados por cerca de 300 embarcações, com o saveiro levando a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo.

De Salvador,
Eliane Costa